segunda-feira, 7 de junho de 2010

"LUACH" DO SERTÃO.

DIA 07 DE JUNHO.

AQUI NO NORDESTE BRASILEIRO, TERRA SECA E DE BELEZA NA CULTURA POPULAR, EXISTEM PESSOAS SIMPLES PORÉM DE CARÁCTER FORTE, ACENTUADO.

RIQUEZAS DE EXPERIÊNCIAS SE TRANSMITEM DE GERAÇÕES A GERAÇÕES, PELAS MÚSICAS IMPROVISADAS EM "REPENTES", QUANDO ALGUM TEMA É ENTREGUE PARA SER DESDOBRADO EM "VERSOS SURPRESAS", ATÉ MESMO PARA O PRÓPRIO REPENTISTA, AUTOR DO REPENTE, QUE DESCONHECE O RUMO DA IMPROVISAÇÃO DELE.
CONDUZ SEMPRE SUA VIOLA, PARA ESSAS EMERGÊNCIAS SOLICITADAS PELO PÚBLICO, QUE CONHECE O DESAFIO DO FENÓMENO.
NO DIA A DIA, MUITAS MÚSICAS SÃO POESIAS QUE OS INDIVÍDUOS RELEMBRAM, EM TODOS ANOS DA VIDA DELE, PORQUE SÃO CHEIOS DE PROVÉRBIOS GRACIOSOS, EMBORA ALGUNS MAIS "PICANTES", CONTENDO COISINHAS QUE SE ESCONDEM EM QUATRO PAREDES.
DO REPENTE AO FORRÓ A DISTÂNCIA É PEQUENA, E TURISTAS FRANCESES OU DE SALT LAKE CITY LEVAM INÚMEROS CD'S DESSA MÚSICA ANIMADA PARA SUAS TERRAS DE ORIGEM , PARA OUVIR O QUE DESCONHECEM E CONTAR QUE EM ALGUM LUGAR DO PLANETA SE FAZ "BALANÇOS MUSICAIS DIFERENTES", CHEIOS DE ABRAÇOS E COLORIDOS.

A LITERATURA DE CORDEL É APRECIADA POR ESTUDIOSOS, INTELECTUAIS DA SORBONE FRANCESA, QUE TIVE O PRAZER DE APRECIAR, EM VOLTA DA VELHA ESTRUTURA, EM PARIS.

NASCI NA TERRA DOS ÍNDIOS COREMAS, CHEIOS DE CORES DE PENAS DE AVES, E MINHA FAMÍLIA DECIDIU MORAR NOUTRO LUGAR DO ESTADO, DESCEU PRÓXIMO AO MAR, QUE ADORO.

EM MINHAS FÉRIAS ESCOLARES VISITAVA MEUS PARENTES, DISTRIBUÍDOS NAQUELAS PEQUENAS CIDADES EM TORNO DO "VALE DOS DINOSSAUROS SERTANEJOS".
MINHA AVÓ RESIDIA NUMA RUA MUITO ESTREITA CHAMADA POR ESTE NOME.
A TARDINHA, QUASE NOITE, TERMINADO O DIA, OS CONHECIDOS SEMPRE ARRODEAVAM ALGUÉM QUE SENTARA NA "ESPRIGUIÇADEIRA", ORA COCHILANDO ORA OLHANDO A LUA, ORA CONTANDO UMA HISTÓRIA DE ASSOMBRAÇÃO, NA MAIORIA POR AQUELES QUE CONFUNDIAM OS RAMOS DO VELHO JUAZEIRO COM AS "ASAS DE ALMAS PENADAS", QUANDO VOLTAVAM PARA CASA, CHEIOS DE MEDO, PRÓXIMA DE ALGUM RIO.
EU, FICAVA OUVINDO OS ASSUSTADORES RELATOS E APRENDENDO, DE "OLHO NO LUAR", CABEÇA RECOSTADA NO COLO DE MINHA ADORADA AVÓ, AVANÇADA, DE NOME QUASE MADONA.
ELA VESTIA COR AZUL, ANUNCIANDO QUE O AZUL SERIA A COR DO FUTURO, DAS CALÇAS JEAN.
A MÚSICA "LUAR DO SERTÃO" ERA OUVIDA NA TRADICIONAL PRACINHA, E EU "VIAJAVA" NAQUELA COMBINAÇÃO GOSTOSA DE TERNURA E CULTURA.

HOJE REPASSO AS ANTIGAS ETAPAS PARA QUE EU CHEGASSE A TACHANAT HA_MERCAZIT, CENTRAL STATION, RODOVIÁRIA DE TEL-AVIV, E CONSULTE OUTRA FORMA DE "LUACH", O LUACH ZMANIM, QUADRO DE HORÁRIOS DAS SAÍDAS DOS ÓNIBUS, DAQUELE GRANDE CENTRO PARA DIVERSOS OUTROS PONTOS DO ESTADO DE ISRAEL, INCLUSIVE, NATZARET, NORTE PRÓXIMO AO TIBIRÍADES, OU BERSHEBA, NA LINHA DA FAIXA DE GAZA.

SÃO DELÍCIAS DA VIDA.
PARA MIM TEM SIGNIFICADOS.
SIGNIFICA QUE VOCÊ ESTÁ ENTRANDO NUM MUNDO ESPECIAL, GUARDADO POR DEUS, VIGIADO PELOS ANJOS E CERCADO PELO EXÉRCITO.

NO SHEIRUT, MICRO ÓNIBOS ALTERNATIVO, EM DIAS DE FESTAS EM JERUSALÉM OU FESTAS NACIONAIS, AS METRALHADORAS ESTÃO SENDO TRANSPORTADAS POR BELOS JOVENS, DISPOSTOS A MATAR E A MORRER PELO MEDINAT ISRAEL, EM QUALQUER UM DAQUELES VEÍCULOS OU NAS RUAS.
E O VISITANTE TAMBÉM ESTÁ DISPOSTO A FAZER O MESMO, ALGUMAS VEZES QUERENDO ENTENDER O SOM DO ALARME QUE ALERTA DE FORMA IMPRESSIONANTE E VARIADA, DE UMA PONTA A OUTRA DAQUELA MINÚSCULA TERRA DO ORIENTE MÉDIO.
OLHA PARA OS LADOS PARA VER O QUE FAZEM AS PESSOAS AO OUVIR O SOM...E TODOS PARAM.

PARA UMA NORDESTINA CURIOSA, ISSO TAMBÉM É CULTURA.
CULTURA POPULAR DE ALTO DEGRAU RELIGIOSO, NÃO PERDE DETALHES.
NÃO QUER PERDER.

ELA SABE ESCOLHER O DIA DE VIAJAR. CONSULTAR O "LUACH", QUADRO", AGORA COM OUTROS SEGREDOS PARA SUA ALMA.
SABE, QUE NÃO SEJA FERIADO NEM "PARADÃO- KEMO -SHABAT".
SABE QUE OS CHASSIDIM ESTÃO NAS RUAS DOS BAIRROS RELIGIOSOS DA CIDADE ANTIGA E MUITA SANTA, MUITO DESEJADA, EM ELEGANTES ROUPAS "DESENHADAS" POR MOSHÉ, ESTILO SINAI, COM SEUS CARRINHOS CHEIOS DE BEBES E ACOMPANHADOS POR SUA ESPOSA GRÁVIDA, SEMPRE GRÁVIDA, GRAVIDISSIMAS, FINANCIADAS PELO GOVERNO FEDERAL, PORQUE A VIDA DA MADRE JUDAICA É PEDIDA POR D'US! FINANCIADA POR DEUS.
O NÚMERO DELES É SOLICITADO PELO ETERNO, COMO OS "ADORADORES" CONSERVADORES, NO MEIO DOS MILHÕES MUNDIAIS, AS NAÇÕES.
NO SHABAT A RAINHA SE COBRE, DIANTE DAS LUZES.
CUMPRE A LEI NA VÉSPERA DO SHABAT.
PROVIDENCIA O ALIMENTO GUARDADO EM FORNO AQUECIDO, MESMO ANTES DOS REFRIGERADORES.

A BARBA TÍPICA, PEIOT_CACHINHOS TALTALIM, CHAPÉU PRETO-QUASE-BACIA OU "NINHOS-DE-PÁSSAROS", ROUPAS RITUAIS, OS RELIGIOSOS SE DESLOCAM NA BELEZA DAQUELE DAY BY DAY, EM VOLTA DA GRANDE MURALHA.
QUE EMOÇÃO VER O QUE VI!, DESSE POVO QUE DANÇA E BEBE VINHO EM NOME DE DEUS!
ASSIM É A VISÃO DA NORDESTINA DIANTE DO SAGRADO, DO ANTIGO E DO ETERNO,
NESSA TERRA QUE NÃO EXISTIA ANTES DAQUELE ENCONTRO COM "O EXTERMINADOR DO FUTURO", DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, E QUE ESTAVA LÁ A ESPERA, NUM LOCAL SEM VIDA E SEM SENHOR, SEM A PRESENÇA DELES!
IMPRESSIONA, QUE OUTROS EXTERMINADORES ESTÃO DE PLANTÃO, OUVIMOS E SABEMOS, TERRA E MAR. NAVIOS DISFARÇADOS.
ELES PROCURAM QUEM GOSTA DO "LIVRO", O LIVRO DAS ORDENANÇAS DO ETERNO E DA ESPERANÇA NO MUNDO VINDOURO, AD OLAM.


ESSE É O PERCURSO DA MISERICÓRDIA DO ETERNO VESTIDO DE PRETO OU COBERTOS POR VÉU NO IOM SHISHI, SEXTA FEIRA A TARDINHA, DE VELAS ACESAS PARA CADA MEMBRO DA FAMÍLIA, DA CASA, NÃO ATRÁS DAS PORTAS, COMO NO SERTÃO DA PARAÍBA, MAS SOBRE AS MESAS E NOS MENORÁS.

EU GOSTEI!

Nenhum comentário:

Postar um comentário