segunda-feira, 11 de abril de 2011

ENSINO UNIFORME-INTERPRETAÇÃO DE LINHAS.

DIA 11 ABRIL 2011, 07 NISAN 5771 LUA CRESCENDO, PARA PRIMAVERA, REFERÊNCIA JERUSALÉM. AMIGO DIÁRIO! AQUI ESTAMOS PARA CONVERSAR! SOBRE PROBLEMAS E SOLUÇÕES RÁPIDAS! OS CONSTRUTORES SABEM INTERPRETAR PLANTAS, ÁREAS, ALTURAS E OUTRAS TANTAS PROPRIEDADES DAS LINHAS. OS MAIS SIMPLES CONSTRUTORES, NO SECTOR DE CONSTRUÇÃO CIVIL, TRABALHAM COM LINHAS VERTICAIS, EM PRUMO, E COM LINHAS HORIZONTAIS; FAZEM MUROS E PAREDES COM PEQUENOS PARALEPIPIDOS, OS TIJOLOS, QUE COLADOS UNS AOS OUTROS SE TORNAM RESISTENTES, QUANDO UNIDOS NUM MESMO PLANO. ENTENDEM UM POUCO DE ÂNGULOS, LEITURA DIRECTA NO CÁLCULO DE DISTÂNCIAS E ALTURAS DE PRÉDIOS E CASAS. MAS, POUCOS APRENDEM EM CURSOS PROFISSIONALIZANTES! A MAIORIA CAMINHA JUNTO DE PROFISSIONAIS INTERESSADOS EM PASSAR PARA OUTROS AS EXPERIÊNCIAS ADQUIRIDAS NO DIA A DIA. NA SALA DE AULA, NOSSOS ALUNOS SÃO PREPARADOS PARA EXECUTAREM SERVIÇOS VARIADOS, NUM FUTURO PRÓXIMO DE SUAS VIDAS, A PARTIR DA AMPLIAÇÃO DA MENTE, E ISSO EXIGE UMA BASE DE CONHECIMENTO DE LINHAS NO ESPAÇO E TEMPO. UM LEQUE DE TEORIAS! LEMBRO DA DIFICULDADE DE QUALQUER CRIANÇA EM COMPREENDER O QUE SE PASSA ENTRE SUA CARTEIRA ESCOLAR E O QUADRO NEGRO DO PROFESSOR, QUE PROCURA EXPOR ESSAS RELAÇÕES EXTRA ORDINÁRIAS. ACONTECE COM TODOS NÓS, ENCONTRAR A EXPLICAÇÃO IMEDIATA DO QUE FAZEM COM NOSSAS MENTES EM DESENVOLVIMENTO, NOSSAS PROFISSÕES, NAS ESCOLAS, QUE AS VEZES SAÍMOS DO TEMPO ESCOLAR EXIGIDO SEM ENTENDER O QUE SE PASSOU, O QUE FICOU NO FINAL DAS CONTAS. QUANDO ALGUÉM NA FAMÍLIA DE UM JOVEM, DOMINA UM TIPO DE SERVIÇO, SABE FAZER COM PERFEIÇÃO, LOGO PASSA A APTIDÃO PARA O FILHO, O SOBRINHO, O NETO, ALGUÉM MAIS PRÓXIMO QUE CONSIGA LEVAR A ARTE ADIANTE, COMO UM MEIO DE SOBRE VIVÊNCIA. É O "CURSO TÉCNICO DOMÉSTICO"! OS HOMENS PRINCIPALMENTE, JÁ QUE AS MOCINHAS, DE CEDO, SABEM DOMINAR OS SERVIÇOS DOMÉSTICOS QUE REQUER MAIS PACIÊNCIA DO QUE PERFEIÇÃO. OUTROS ESCOLHEM PROFISSÕES MAIS OUSADAS E PROCURAM NOS LIVROS E NAS EXPERIÊNCIAS CLÁSSICAS DE CIENTISTAS DE TODOS OS TEMPOS, O MODO DE FAZER ALGO, COM TÉCNICA E NORMAS INTERNACIONAIS. ASSIM, RECONHECEMOS QUE EM VOLTA DE NÓS EXISTE UM UNIVERSO DE LEITURA, APRENDIZ AGEM E TRABALHO PERFEITO, COM EFICIÊNCIA, NUMA CONCORRÊNCIA ENTRE PESSOAS DE DIFERENTES PAÍSES. PARA COMPREENDER O UNIVERSO É NECESSÁRIO ENTENDER DE MEDIDAS. POR ESSA RAZÃO A FÍSICA SE TORNA DIFÍCIL, PARA A MAIORIA. O TEMPO É CURTO PARA ABSORVER TODAS AS LEIS, QUE DEVEM SER ACCIONADAS, QUE REGEM OS FENÓMENOS, ESCONDENDO ENIGMAS, CAMINHOS MAIS CURTOS, E RELAÇÕES COM MUITOS PONTOS, AO MESMO TEMPO.


QUANTA ENERGIA ESTÁ ESCONDIDA NESSE MOINHO, QUE SERIA APROVEITADA E OFERECIDA A MUITOS CIDADÃOS QUE TERIAM SEUS SERVIÇOS DIÁRIOS MAIS RAPIDAMENTE REALIZADOS COM AJUDA DE MOTORES EM MOVIMENTO, INDICADOS POR ALGUÉM COM COMPETÊNCIA!


DESSA FORMA O PROFESSOR PLANEIA AS FACILIDADES DE APRENDIZ AGEM COM EXEMPLOS BEM COLOCADOS, BEM DEFINIDOS PARA SITUAÇÕES ÚNICAS, PRODUTORAS DE RIQUEZAS E BENS MATERIAIS.


MA FIGURA ACIMA TEMOS UM CONJUNTO DE DEGRAUS, COMO PRETENDEM EXPOR OS FÍSICOS E MATEMÁTICOS.


CADA DEGRAU UMA NOTA MUSICAL DIFERENTE FREQUÊNCIA DE VIBRAÇÃO, DE MOVIMENTOS VIBRACIONAIS.


SERIA FÁCIL DOMINAR O ASSUNTO SE DESDE CEDO O ESTUDANTE SOUBESSE RELACIONAR OS DEGRAUS COM VELOCIDADE CIRCULAR, ACOMPANHANDO AS ESCALAS CRESCENTES E DECRESCENTES HARMÓNICAS, DENTRO DA CIRCUNFERÊNCIA QUE CONTÉM TODOS OS DEGRAUS, OS GRAUS DE ZERO A PI, E OUTROS QUADRANTES, NA RELAÇÃO DE SENO E CO SENO DE CADA ÂNGULO DESSE CÍRCULO.


QUE BOM SE NA ENTRADA DA SALA DE AULA EXISTISSE ALGUNS AVISOS SOBRE INFORMAÇÕES BÁSICAS DO TIPO:


"QUANTO MAIS VELOZ O CORPO OU MOTOR, MENOR É O SEGMENTO QUE CONTORNA O CÍRCULO, EM PEQUENOS E MENORES SEGMENTOS DE RECTAS, FORMANDO POLIEDROS DE MUITAS DIVISÕES; E DENTRO DA CIRCUNFERÊNCIA MUITOS PEQUENOS ÂNGULOS DESDE O CENTRO ATÉ A PERIFERIA DA RODA, SATISFAZENDO ESSA PROPRIEDADE".


PARA ENTENDER MELHOR, O PROFESSOR DEVERIA MOSTRAR AQUELE CLÁSSICO PROBLEMA DE DOIS CARROS QUE SAEM DE DUAS ESTAÇÕES DIFERENTES E QUE SE CRUZAM EM UM PONTO DA ESTRADA, SEGUNDO AS VELOCIDADES DE CADA MÓVEL SOBRE A MESMA ESTRADA.

DIFÍCIL EXPLICAR PRO ALUNO QUE TODO ESSE PROCESSO PODE SER ENQUADRADO NO CÍRCULO DO TEMPO, COMO MÚSICA EM COMPASSO, EM QUE CADA UM TEM UM ÂNGULO SEGUNDO A DIVISÃO QUE FAZEM NO PONTO DO RAIO UM E DOIS, DO CENTRO PARA PERIFERIA, RAIOS MENORES PARA MAIORES.


O ALUNO PEDE QUE FALE MAIS SOBRE ESSAS RELAÇÕES EXTRAS, FICANDO TÍMIDOS EM SEUS LUGARES, QUANDO O PROFESSOR PENSA QUE A FORMA COMO FALA É SUFICIENTE PARA SE FAZER ENTENDER SOBRE FREQUÊNCIA E VELOCIDADE ANGULAR. É FICAR PELO CAMINHO SEM A DIAGONAL DO QUADRADO FORMADO PELOS NÚMEROS ENVOLVIDOS É MUITO NORMAL NESSA PARTE DAS LEIS CÓSMICAS, ESCONDIDAS NAS MATRIZES E DETERMINANTES DO CURRICULO.


O USO DO CÍRCULO PARA QUALQUER EVENTO, COMO VELOCIDADE E ACELERAÇÃO, EXIGE O CÍRCULO DO TEMPO:


SE O MÓVEL DIVIDE O CÍRCULO DOS SESSENTA MINUTOS EM CINCO PARTES, OITO PARTES, DOZE PARTES OU OUTRA DIVISÃO, SEGUNDO A VELOCIDADE DELE, A FREQUÊNCIA DO DESLOCAMENTO DELE.


OU SE DIVIDE O CÍRCULO DA HORA NA MESMA FORMA.


OU O CÍRCULO DOS SEGUNDOS EM SETE, OITO, NOVE OU DEZ PARTES, E ESSAS PARTES SÃO REPRESENTADAS NA EQUAÇÃO DA RECTA PARA TEMPO.


O TEMA DOS VECTORES QUEREM EXPLICAR ESSA MATÉRIA, MAS FALTA DIDÁCTICA SUFICIENTE PARA QUEM ESTÁ CHEGANDO PARA APRENDER O MANEJO COM ÂNGULOS, SENOS E CO SENOS,ESSAS FORMAS TRIGONOMETRICAS MUITO TEÓRICAS, COMO SE NÃO FOSSEM TÃO IMPORTANTES COMO O SÃO.


CERTA VEZ ENCONTREI NUM PAÍS DO ORIENTE MÉDIO, QUE VISITEI, UM PROBLEMA DE CURSINHO DE VERÃO PARA VESTIBULAR, EM QUE O ALUNO FAZIA UM GRANDE MALABARISMO PARA ARMAR A EQUAÇÃO PARA DOIS ÔNIBUS QUE SAIAM DE DUAS ESTAÇÕES DIFERENTES, EM MINUTOS DIFERENTES, DUAS CIDADES A 160 KM DE DISTÂNCIA, AMBOS OS ÔNIBUS EM SENTIDOS CONTRÁRIOS, CLARO.


A EQUAÇÃO TEMPO VERSUS VELOCIDADE, TORNOU-SE:

2

15 X - 2X - 64 = 0 EQUAÇÃO DA RETA ENVOLVENDO O TEMPO


PORQUE:


DISTÂNCIA TEMPO VELOCIDADE


ÔNIBUS A 160 X 160/X:


ÔNIBUS B 160 X - 2/15 160/X - 2/15



VAMOS ENTENDER A DIVISÃO DO CÍRCULO DE SEGUNDOS, EM 15 PARTES DE 4 MINUTOS.


FOI DADO DO PROBLEMA QUE O ÔNIBUS A SAIU ÀS OITO DA MANHÃ, PORTANTO 60 SEGUNDOS DIVIDIDO POR 15, PEGANDO DUAS PARTES DA DIVISÃO, 2/15 OU OITO MINUTOS.


O ÔNIBUS B SAIU OITO E DEZ MINUTOS, VELOCIDADE 5 MINUTOS MAIS RÁPIDO.


ASSIM,


160/X - 2/15 = 160/X + 5 TUDO DIVIDIDO POR 5:


32/ X - 2/15 = 32/X + 1 DIVIDIDO POR X(X - 2/15)


= A EQUAÇÃO ACIMA.


ESSE JOGO DE FRAÇÃO DE HORAS NÃO É BEM EXERCITADO EM LUGAR NENHUM DO MUNDO, PARA ADOLESCENTES ESTUDANTES.


MOSTRAMOS ESSA FACETA DAS FRAÇÕES DE TEMPO,PORQUE É IMPORTANTE NA UNIFICAÇÃO DO ENSINO, TRAZENDO A BASE EXPONENCIAL E LOGARITMICA MAIS PRÓXIMO DA COMPREENSÃO.


O VALOR DE X É 4 . 64/30 = 2 . 2/15


PARA O SEGUNDO ÔNIBUS, OUTRO CÍRCULO ENVOLVENDO ACELERAÇÃO MAIOR, NOVA DIVISÃO DO TEMPO :


2 . 2/15 + 1/5 CÍRCULO SESSENTA MINUTOS DIVIDIDO POR CINCO IGUAL A 12 DIVISÕES OU 1/3 DE MINUTOSDE 60/3 OU 20 MINUTOS


EM 2 HORAS E VINTE MINUTOS O ÔNIBUS A E B ALCANÇAM A CIDADE, EXACTOS 10 HS E VINTE MINUTOS.


PODEMOS MOSTRAR QUE OS DOIS ÔNIBUS CRIAM DOIS ÂNGULOS, DENTRO DE UM TRIÂNGULO ISÓSCELES, CONTENDO DOIS ÂNGULOS RETOS, DE MODO A AJUDAR AO ALUNO NO EXERCÍCIO DE VELOCIDADE, FREQUÊNCIA E TRIGONOMETRIA, EXPRESSOS EM ÂNGULOS DE DIVISÃO DE CÍRCULO.


TEMOS QUE EXPLICAR A FORMAÇÃO DE TRIÂNGULOS, EM CADA SITUAÇÃO DE QUADRANTE E VELOCIDADES COM O TEMPO, DIVIDINDO CÍRCULOS DE MOVIMENTO, MANTENDO PROPORÇÕES E DIAGONAIS DE NÚMEROS REAIS, PARES E ÍMPARES, EM QUADRADOS.

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