quinta-feira, 29 de abril de 2010

A BELEZA DOS NÚMEROS.

DIA 29 DE ABRIL.
VAMOS FAZER ESTUDOS COMPARATIVOS ENTRE AS MEDIDAS DA TORAH E OS CÁLCULOS SECULARES. MAS PARA ISSO NECESSITAMOS SABER SE A SUA "MATEMÁTICA" ESTÁ LEGAL. COMEÇAMOS POR CÁLCULOS BÁSICOS.
DURANTE O TEMPO DE ESTUDO FUNDAMENTAL, EU NÃO CONSEGUIA APRENDER MATEMÁTICA DEVIDO AS MUITAS INCÓGNITAS QUE O ESTUDANTE ENCONTRA NOS PROBLEMAS APRESENTADOS EM SALA DE AULA, E NÃO SABE COMO MANEJÁ-LAS, QUANDO EMPREGÁ-LAS, OS MOTIVOS PELOS QUAIS ESTÃO EMPREGANDO, AS JUSTIFICATIVAS PARA O USO DAQUELAS SEQUÊNCIAS ESCONDIDAS.
ORA A INCÓGNITA CHAMA-SE X, Y, Z, n, (n-1), (n-2), ora divide por dois, ora por qualquer número....ORA TEM EXPOENTE.
ORA tem parêntese, ora tem colchetes e assim por diante.
COMO NA FIGURA ABAIXO, QUE APARECE A INCÓGNITA n, PARA INDICAR QUE VOCÊ COLOCA QUALQUER NÚMERO POSSÍVEL DE CONTAGEM, 1, 2, 3, 4...10, 20, 30...100, CHAMADO DE NÚMERO REAL.
OS JOGO SOBRE TABULEIROS MARCADOS, OU OS JOGOS DE CARTAS DESENHADAS, OU JOGOS DE PEDRAS NUMERADAS DE DOMINÓ, COLOCAM FRENTE A FRENTE DUAS OU MAIS PESSOAS QUE SE PROPÕEM A MOVER AS PEÇAS, COM O RACIOCÍNIO E O CONHECIMENTO DOS NÚMEROS, NUM PROGRAMA DIVERTIDO DENTRO DELES, E QUE NÃO SE SABE QUEM OS PREPAROU. MUDAM SEMPRE DE APARÊNCIA MAS A ESSÊNCIA É A MESMA.
QUANDO SE PERGUNTA:
-SABES JOGAR?
É O MESMO QUE INDAGAR :
-CONHECES O PROGRAMA COM ESSAS PEÇAS?
E TODOS SABEM O CAMINHO QUE DEVE SEGUIR, EM PARALELO, PORTANDO AS REGRAS PARA GANHAR OU SUBTRAIR DO OUTRO PARCEIRO.
MAS NO ENSINO SECULAR ESSA LÓGICA NÃO É MANTIDA NO MONÓLOGO DO PROFESSOR.
SÓ ELE VÊ...ELE RACIOCINA FÁCIL, ELE CONHECE AS REGRAS, A LINGUAGEM E A SISTEMATIZAÇÃO! NA HORA DA PROVA RENDIMENTO MÍNIMO.....SELECÇÕES POR CONCURSOS PÚBLICOS? NEM PENSAR!
NA FIGURA EM ORDENAÇÃO PIRAMIDAL, A REPRESENTAÇÃO NUMÉRICA E O SIGNIFICADO PARA ESSAS DISPOSIÇÕES A SEGUIR, SE ENCONTRAM DENTRO DO PROGRAMA DE ENSINO, ASSIM COMO TODAS AS OPERAÇÕES POSSÍVEIS E IMAGINÁVEIS COM NÚMEROS.
TRADUZINDO.
SUBSTITUA AS POSIÇÕES POR NÚMEROS:
primeiro
..1
depois
..3..
1..2
depois
....6
..4..5..
1..2..3
depois
.....10..
....8..9..
..5..6..7..
1..2..3..4..
n (n+1)/2
n=4
4(4+1)/2= 4 x 5 /2 =20/2=10
O ESTUDANTE CAI NO "TRIÂNGULO DE PASCAL", QUE É UM RESUMO MATEMÁTICO DAS ACTIVIDADES ENTRE PONTOS DE VÉRTICES DO POLÍGONO, DIAGONAIS E COEFICIENTES DE EQUAÇÕES, ESCALA DE REPRODUÇÃO DE SERES VIVOS, MECANISMOS ENVOLVENDO MOLÉCULAS DE ÁGUA, E TODOS OS DEMAIS SISTEMAS:
SERVE PARA TUDO.
.................1..
..............1....1..
..........1....2....1*..
.......1....3....3..1..
.....1..4.....6...4...1..
...1..5..10..10..5..1..
SÃO REGULARES? QUE BOM!
E OS IRREGULARES? TRANSFORMA EM REGULAR! MAS ENSINA AS REGRAS DO JOGO!
AO LADO DO NÚMERO 1 TEMOS UM ASTERISCO, QUE DESCENDO EM DIAGONAL VOCÊ ENCONTRA OS COEFICIENTES, SEMPRE PREVISTOS PARA DEFINIR O NÍVEL DE TRABALHO NO QUAL OS ELEMENTOS QUE PERMUTAM ESTÃO NA HORIZONTAL.
ESSES ELEMENTOS SÃO PROPORÇÕES.
SE SÃO PROPORÇÕES EXISTEM DIVERSAS CONFIGURAÇÕES SEGUNDO AS DIRECÇÕES DO ESPAÇO UNIVERSAL.


NO JOGO DE DOMINÓ, TEMOS SEIS PEDRAS MARCADAS DE UM A SEIS TOTAL 28 PEDRAS SIGNIFICATIVAS PARA OS MOVIMENTOS.
FAÇA OS CÁLCULOS CONTIDOS NAS OPERAÇÕES....JOGADAS, EVENTOS DE PERMUTAÇÕES, NA SIMPLICIDADE DE UMA MULTIPLICAÇÃO DE SEIS NÚMEROS UM, POR ELES MESMOS.

NOS LIVROS "DIDÁTICOS" DA ESCOLA O ESTUDANTE ENCONTRA AS FÓRMULAS, BOAS DE CÁLCULOS E COM POUCAS CONVERSAS:

NA SEXTA LINHA HORIZONTAL DA PRIMEIRA FIGURA AZUL ACIMA, O LEITOR ENCONTRA A PRIMEIRA OPERAÇÃO DE EVENTOS: UM MULTIPLICADO POR ELE MESMO SEIS VEZES.
RESULTADO: ONZE NÚMEROS.
SÃO NÚMEROS QUE CRESCEM ATÉ SEIS E DIMINUEM OUTRA VEZ, COMO NO MOVIMENTO DE UMA ÓRBITA ASTRAL.

OS SEIS PONTOS DO DOMINÓ ADQUIRE UM EXPOENTE m, INDICANDO O NÚMERO DE MULTIPLICAÇÕES QUE VOCÊ FEZ ENTRE ELES MESMOS.

PARA m = 1.......6 elevado a 1 é seis, porque no ensino tem a fórmula:
seis elevado a m = 5m + 1

PARA m = 2, DUAS MULTIPLICAÇÕES DOS SEIS PONTOS DO DOMINÓ, SEQUÊNCIA DE EVENTOS, 1, 1, 1, 1, 1, 1 multiplicado por 1, 1, 1, 1, 1, 1, = 12345654321

SEMELHANTE A QUE VOCÊ CANTASSE DÓ, RÉ, MI, FÁ, SOL, LÁ, SI E RETORNASSE PELAS MESMAS NOTAS.


CONTE 11 NÚMEROS PORQUE 5 x 2 + 1= 11 NA SEGUNDA OPERAÇÃO.

NA TERCEIRA OPERAÇÃO m = 3 temos 5 x 3 + 1 = 16
logo encontraremos 16 números no final:

1 3 6 10 15 21 25 27 27 25 21 15 10 6 3 1

VEJA QUE SE FORMARAM OS NÚMEROS PIRAMIDAIS CONHECIDOS COMO "TRIÂNGULO DE PASCAL", E DEPOIS "BINÔMIOS DE NEWTON".

SOME ESSA SEQUÊNCIA E OBTERÁ 216, PORQUE 6 ELEVADO A EXPOENTE 3 É 216.

O SIGNIFICADO DOS NÚMEROS, PERMUTAÇÕES, CONFIGURAÇÕES E PESOS PROPORCIONAIS DOS ELEMENTOS DESSE NÍVEL, SÃO:

1 VEZ O NÚMERO _ESQUEMA 3 : 1 + 1 + 1.
3 VEZES O NÚMERO 4: 1 +1 +1 + 1/ 2 + 1 + 1/1 +2 +1/3 + 1.
6 VEZES O NÚMERO 5.
10 VEZES O NÚMERO 6.
15 VEZES O NÚMERO 7.
1 VEZ O ÚLTIMO NÚMERO 18.


QUER DIZER QUE TUDO ISSO, TODA ESSA BELEZA DA ARRUMAÇÃO DOS NÚMEROS,
JÁ EXISTE DENTRO DELES, DESDE A CRIAÇÃO, JUNTO COM A CRIAÇÃO...FOMOS DESCOBRINDO. E QUEM MELHOR DESCOBRE SÃO OS HEBREUS.





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