quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

ENSINO UNIFORME-INTERPRETAÇÃO DE FIGURAS.

DIA 13 JANEIRO 2011, 08 TEVET 5771 LUA FASE CRESCENTE REFERÊNCIA JERUSALÉM.

O LIVRO DIDÁCTICO DA MATEMÁTICA DEVE SER ANALISADO COM MUITA ATENÇÃO PELOS ESPECIALISTAS DO ENSINO.

A MATEMÁTICA É BÁSICA PARA O RACIOCÍNIO, QUALQUER QUE SEJA O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO, EM SUAS MULTI FACES.

VEMOS COMO EXEMPLOS PRÁTICOS AS LEIS DO RAMO DA FÍSICA, QUE PRETENDEM DEMONSTRAR OS FENÓMENOS NATURAIS, NA CIÊNCIA DA NATUREZA:

O ENUNCIADO É APRESENTADO AO ALUNO COMO UM PEQUENO RESUMO QUE PARECE SER SUFICIENTE PARA EXPLICAR TODAS AS ETAPAS, TODOS OS ELEMENTOS ENVOLVIDOS NA DESCRIÇÃO DO FATO, NA MAIORIA SEM LIGAÇÃO COM OS FENÓMENOS MAIS PRÓXIMOS DAQUELE A SER ESTUDADO.

A TEORIA DOS CONJUNTOS MOSTRA NÚMEROS DENTRO DE COLCHETES E OUTROS SÍMBOLOS CORRELATOS, PALAVRAS DE UM DICIONÁRIO PARTICULAR, MAS NÃO APLICA A PARTICIPAÇÃO REAL E FUNÇÃO DO ELEMENTO DENTRO DO CONJUNTO:
NÃO TEM FIGURA PARA MOSTRAR O QUE É "PERTENCE E NÃO PERTENCE" AO CONJUNTO, SEMPRE NUMA CORRELAÇÃO ABSTRACTA DO QUE DEVERIA SER MAIS PRESENTE PARA O ESTUDANTE.

AS SÉRIES, OS CONJUNTOS, AS PROGRESSÕES, COMBINAÇÕES E ARRANJOS SÃO REPRESENTAÇÕES DE GRUPOS EM SITUAÇÕES ESPECÍFICAS COM MOVIMENTOS PARTICULARES, PRÓPRIOS E DE MUITO PESO NA COMPREENSÃO DESSES TEMAS.
ENVOLVE CONJUNTOS, E PEDEM DESCRIÇÕES DOS ASSUNTOS PARA OS CASOS EM LINGUAGEM CLARA.

OS CHAVÕES DO "MATEMATIQUEZ" SÃO MUITO RESUMIDOS NESSA SISTEMÁTICA MUNDIAL, QUE PARECE "DEFINITIVA" DEPOIS DE ESTABELECIDA NA FORMA QUE SE ENCONTRA ATÉ HOJE.


ESSE É UM CONJUNTO DE ELEMENTOS QUE PODEM GIRAR PARA A DIREITA E PARA A ESQUERDA, ENQUANTO PARTICIPAM DA EXECUÇÃO DE UM TRABALHO DIÁRIO, MAS QUE NA SISTEMÁTICA MODERNA NÃO MOSTRA ACESSO AO ESTUDANTE DE NENHUM DOS GRAUS DE ENSINO.
TRATA-SE DE UMA SIMBOLOGIA PARA INTELECTUAIS E O ESTUDANTE E LEITOR NÃO TEM ACESSO AO CONTEÚDO DIDÁCTICO. E NEM TODO INTELECTUAL DOMINA O TEXTO.

AS CORRELAÇÕES ENTRE PLANOS PEDEM PARA SER COMPREENDIDOS, NUMA ANÁLISE COMPLETA, PORÉM VEMOS APENAS COMO ADORNO, SERVEM DE IMAGEM "DECORAÇÃO E MISTÉRIO" NOS LIVROS BEM PRODUZIDOS EM PAPEL BRILHANTE.


A FIGURA CONHECIDA COMO ELIPSE, COM SEUS DOIS EIXOS A E B, UM MENOR E OUTRO MENOR, BÁSICO NO ESTUDO DAS LEIS DO GRANDE KEPLER, NÃO ESTÁ SOLTA NO ESPAÇO.
O ALUNO PODE ENCONTRAR A CORRELAÇÃO ENTRE O AFÉLIO E O PERIÉLIO NO ENUNCIADO DO "SOL OCUPA UM DOS FOCOS DA ELIPSE ENQUANTO O CORPO GIRA EM TORNO DO ASTRO"!, NO PRÓPRIO LIVRO DE ESTUDO!
O SOL NO CENTRO DISTANTE E O ASTRO ORA PRÓXIMO, PERIÉLIO, ORA NA PERIFERIA DO SISTEMA, AFÉLIO EM ESPIRAL, E AO MESMO TEMPO QUE TEM UMA REPRESENTAÇÃO DE ELIPSE:
SÃO MUITOS CÍRCULOS CORRELATOS QUE DEVEM SE HARMONIZAR E QUE O ALUNO, SOZINHO, NÃO TEM CONDIÇÃO DE REUNIR TODOS ELES.
A CORRELAÇÃO ENTRE ESSA ELIPSE DA LEI DOS FOCOS E A OUTRA LEI QUE FALA DO QUADRADO DO PERÍODO E O CUBO DO RAIO, NUMA "CONTA DE DIVIDIR" SEM SENTIDO DIZENDO QUE O "NEGÓCIO É CONSTANTE"!.
QUE É CONSTANTE É VERDADE, MAS SERVE PRA QUÊ!
NO ESTUDO DESSAS TRÊS LEIS TEM MAIS COISAS A SEREM DITAS PARA SE ALCANÇAR O CONHECIMENTO DO FENÓMENO CÓSMICO, MESMO QUE SEJA NECESSÁRIO ESSA APRESENTAÇÃO ELEMENTAR QUE TEMOS ADOPTADO NO LIVRO DIÁRIO, E O ALUNO REPETE, QUANDO DEVE DECORAR E FAZER TESTE DO CONHECIMENTO, PSEUDO CONHECIMENTO, COM MUITO ESFORÇO PARA ATINGIR A SITUAÇÃO IDEAL DO ENSINO APRENDIZAGEM.
TEMOS PESSOAS COMPETENTES PARA AVALIAR OS LIVROS DIDÁCTICOS, REFORMULANDO E COMPLEMENTANDO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário