quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

ENSINO UNIFORME-FÉ E LÓGICA NA APÓTEMA.

DIA 27 JANEIRO 2011, 22 SHEVAT 5771, LUA MINGUANTE REFERÊNCIA JERUSALÉM.

AMIGO DIÁRIO!
JÁ TE FALEI DE MINHAS DIFICULDADES EM SALA DE AULA, QUANDO CRIANÇA DO ENSINO FUNDAMENTAL E OUTROS BASTIDORES DO ENSINO BRASILEIRO.
FOI BOM ENQUANTO PODE! ISTO É, NÃO PODÍAMOS TER MAIS DO QUE TIVEMOS, MAS PODEMOS OLHAR PARA TRÁS E ACRESCENTAR PONTOS DE LIGAÇÃO, NECESSÁRIO A LÓGICA DA SABEDORIA.

VIMOS QUE TEMOS TRIÂNGULOS O TEMPO TODO, PARA FALAR DESSA CIÊNCIA DO SABER.

ELES VIAJAM POR TODOS OS DESENHOS QUE O HOMEM QUEIRA EXPLICAR, QUALQUER ASSUNTO QUE EXIGE O RACIOCÍNIO E A COMUNICAÇÃO.

OS GREGOS SÃO RESPONSÁVEIS PELAS DEFINIÇÕES RESUMIDAS, E OS DOUTORES EM MATEMÁTICA BUSCAM MAIS INFORMAÇÕES, E SENTIMOS AUSÊNCIA DE DESCRIÇÕES QUE ELES OBTÉM E NÃO SE ENCONTRAM AO ALCANCE DE TODOS.

ENSINO DE VERDADE DEVE ENSINAR POR COMPLETO, TODAS AS LINHAS.

UM EXEMPLO CLÁSSICO É A APÓTEMA.

EM ALGUM MOMENTO ELA SE ENCONTRA NO PLANO, PAPEL SOBRE A MESA, EM VÁRIAS FIGURAS DE SUPERFÍCIE.

DEVEMOS LEMBRAR QUE INICIALMENTE COLOCAMOS A FIGURA NO PLANO, ACHATADA.
NOUTRO MOMENTO, QUE SE FALAM POUCO DELES, TEMOS QUE RETIRAR O DESENHO DO PLANO PARA O ALTO E PARA A PROFUNDIDADE.

SEMPRE PENSAMOS NO ALTO COMO A ALTURA SEM FIM, E A PROFUNDIDADE COMO UM POÇO SEM FIM, SEMPRE CHAMANDO DE POÇO POTENCIAL DE ENERGIA OU POSSIBILIDADES, E OUTROS POÇOS.
A TERRA VIAJA PELOS "PÉS DA GRAVIDADE".

NOSSO "TI, TI, TI" EM APRENDIZAGEM BUSCA INTIMIDADE ENTRE AS LINHAS DAS FIGURAS.

NESSE OCTÓGONO PLANO, A APÓTEMA ESTÁ VISÍVEL ENTRE DOIS VÉRTICES QUE DIVIDIRAM O CÍRCULO EM OITO PONTOS, PARA DEFINIR FREQUÊNCIA DO CICLO POR SEGUNDO, EM CADA UNIDADE DE TEMPO. VEJA QUE O TEMPO TAMBÉM ESTÁ EM TODAS AS LINHAS DOS DESENHOS.

ORA TEMOS O TRIÂNGULO EQUILÁTERO, ORA ISÓSCELES, MAS PRECISAMOS DE IMEDIATO DO TRIÂNGULO RECTÂNGULO PARA DAR NOSSAS COORDENADAS E DOS PONTOS QUE PROCURAMOS, NAS NARRATIVA DO PERCURSO DA LUZ NOS CÍRCULOS DA TERRA.

O ESTUDANTE BEM QUE GOSTARIA DE UMA TABELA DIZENDO QUANDO ELE DEVE USAR CADA UM DELES, JUNTO COM AS DIVULGADAS E CONHECIDAS TABELAS DE SENO E COSSENO.

LEMBRE QUE TODA FIGURA TRÁS MUITOS CÍRCULOS EXPRESSANDO ALGO DE UM PROCESSO.



NO QUADRADO INTERESSAM AS DIAGONAIS PARA CONHECER SE OS ELEMENTOS SÃO PARES OU ÍMPARES:

1,2,4,8,16 OU 1,3,5,7,9, E COMO SEGUEM NA SÉRIE FIBONACCI, PELAS DIAGONAIS DE SOMAS RESULTANTES.

NA FIGURA DO QUADRADO, QUE SE FORMA FÁCIL NO UNIVERSO, MUITAS COISAS PODEM CONTINUAR A PARTIR DELE, EM DIRECÇÃO POLAR E EQUATORIAL.

NESSA FIGURA DE "QUADRADO CENTRAL PARA QUADRADOS MAIORES", MUITAS REPRESENTAÇÕES ACONTECEM EM PARALELO:
INTERESSA A INTIMIDADE COM AS LIGAÇÕES EXTERNAS, PORQUE OS ÁTOMOS, ENQUANTO REFLECTEM LUZ DO SOL, TRANSMISSÃO DE ENERGIA, NECESSITAM DE LINHAS DIVERSAS. ELES TAMBÉM PASSAM POR PROCESSO DE REPRODUÇÃO, COMO OS SERES VIVOS, NOS CAMINHOS DOS SERES VIVOS, NA FORMAÇÃO DOS OCTAEDROS ATÓMICOS.
E A APÓTEMA ESTÁ LÁ, NÃO PODE DEIXAR DE ESTAR!


VEJA QUE SÃO MUITOS ÂNGULOS COM SIGNIFICADOS DIFERENTES, SE REFERINDO A ALGUM MOVIMENTO DO UNIVERSO, PARTICULARMENTE DENTRO DO CORPO E NO UNIVERSO.
ESSA ÊNFASE DE QUE O QUE TEM NO CORPO DEVE ESTAR LIGADO NO UNIVERSO FALTA NOS LIVROS DIDÁCTICOS.

AQUI A APÓTEMA ESTÁ SOBRE UM HEXÁGONO, CÍRCULO DIVIDIDO EM SEIS CICLOS, COM UM CENTRO COMUM PARA O ALTO.
IMPORTANTE COR RELACIONAR A APÓTEMA COM O VÉRTICE QUE SOBE PORQUE SÃO DUAS MEDIDAS DIFERENTES, EMBORA RESULTEM NO TRIÂNGULO COM UM ÂNGULO RECTO DE 90º.
A APÓTEMA AJUDA NA FORMAÇÃO DE DUAS FIGURAS DIFERENTES QUE PERMITEM A DIFERENÇA ENTRE DUAS ETAPAS, GUARDANDO AS PROPORÇÕES, SEMPRE, DE UMA VOLTA CIRCULAR PARA OUTRA.
NENHUMA FIGURA ESTÁ PARADA, SEM MOVIMENTO, E APRENDEMOS, MESMO EM CURSOS SOFISTICADOS, COMO SE TUDO ESTIVESSE PARADO, NO PLANO DO PAPEL.

PODEMOS DIZER MAIS DA APÓTEMA.
PODEMOS DESCREVER MAIS SOBRE APÓTEMA.
POR ESSA RAZÃO O RAMOS DA FÍSICA E DA QUÍMICA BUSCAM A APÓTEMA QUANDO PRETENDEM FAZER UM CÁLCULO GUARDANDO AS PROPORÇÕES ENTRE AS MASSAS DOS VÉRTICES, DA NATUREZA, BEM COLOCADAS EM HARMONIA E GEOMETRIA.
AQUI A NOSSA FÉ TRANSFORMA EM LÓGICA PARA ESCREVER SOBRE AS LEIS DA NATUREZA, COMO LEIS DA CRIAÇÃO, O PLANO DE FAZER MARAVILHAS, OSSEH FELEH!
O HOMEM DE FÉ E LÓGICA, TESTEMUNHA E ESCREVE NO UNIVERSO DAS LETRAS E DOS SÍMBOLOS. O HOMEM TEM A MENTE PARA DESCREVER EM LIVROS AQUILO QUE O CRIADOR DEIXOU NA SUPERFÍCIE DAS ÁGUAS E DAS TERRAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário