sexta-feira, 6 de agosto de 2010

ENSINO UNIFORME-FIGURAS NO ESPAÇO

DIA 06 DE AGOSTO DE 2010.

O ENSINO UNIFORME PRETENDE MOSTRAR PARA O LEITOR ALGUMAS PERSPECTIVAS DO MÉTODO "IGUAL PARA TODOS".

SÃO MUITOS DETALHES NO ENSINO, DISTRIBUÍDOS POR DIVERSAS DISCIPLINAS DO CURRICULUM ESCOLAR.

O ESTUDANTE CONCLUI OS PRIMEIROS ANOS DA ALFABETIZAÇÃO E ENTRA EM CONTACTO COM DISCIPLINAS ESPECÍFICAS, QUE PROCURAM DEFINIR CONCEITOS E EQUACIONA-LOS, DE MODO QUE A CRIANÇA OU INICIANTE, SEPARE A HISTÓRIA DA GEOGRAFIA, A FÍSICA DA QUÍMICA, A BIOLOGIA DA MATEMÁTICA E ASSIM POR DIANTE.

A FERRAMENTA BÁSICA SÃO AS ESCALAS DE MEDIDAS E OS NÚMEROS.


COMO DAR NÚMEROS PARA A MATÉRIA-MASSA QUE SE DESLOCA NO ESPAÇO?
ESSE É O PRIMEIRO GRANDE PROBLEMA DOS CONTEÚDOS ESCRITOS.
PRIMEIRO TEMOS INICIADO COM COORDENADAS CARTESIANAS, O CRUZAMENTO X E Y, CHAMANDO O HORIZONTE DE X.
DEPOIS TEMOS A ALTURA QUE PRECISA IR EM LINHA RECTA OU Y.
TERCEIRO TEMOS QUE LIMITAR A PROFUNDIDADE OU UM VOLUME QUE CHAMAMOS DE Z.

HOJE A CRIANÇA DEPARA COM MUITOS ELEMENTOS NOVOS PARA COMPREENDER, MAS ASSIM MESMO ELA SE "ACTUALIZA" NO SISTEMA, E LOGO UTILIZA O TELEFONE CELULAR, O COMPUTADOR, O AUTOMÓVEL, O AVIÃO E OUTROS VEÍCULOS.
MAS, PARA USAR TUDO ISSO PRECISA DOMINAR A ARTE DE ENTENDER OU INTERPRETAR.
A SOCIEDADE EXIGE QUE ELA DOMINE O ASSUNTO, E ESTEJA APTA PARA A CONCORRÊNCIA DIÁRIA.

A SEGUIR UMA FIGURA DA SANTIDADE, DOS ELEMENTOS SAGRADOS.


MAS, ESSA FIGURA TAMBÉM É BÁSICA DO ENSINO SECULAR!

ESTAMOS INVADINDO AQUILO QUE É SAGRADO.

APRENDEMOS LOGO A MOVER A CABEÇA, VIRAR O PESCOÇO PARA OS LADOS E IDENTIFICAR A REGIÃO ACIMA E ABAIXO. SÃO AS DIRECÇÕES QUE SE MOSTRAM NUM ABRIR E FECHAR DE OLHOS.
MAS EXISTEM DOIS CAMINHOS PARA O ADOLESCENTE ESCOLHER:
O CAMINHO SECULAR E HISTÓRICO DA HUMANIDADE, E O CAMINHO DO DEUS DE ISRAEL.
COMO ESCOLHER O MELHOR CAMINHO?
QUAL DELES É O MELHOR CAMINHO?
NESSA DECISÃO PRECISAMOS MELHORAR A COMUNICAÇÃO ESCOLAR PORQUE ACTUALMENTE NÃO EXISTE UMA PREOCUPAÇÃO NESSE SENTIDO, E O TERMO "PREOCUPAÇÃO" EQUIVALE A UMA AUSÊNCIA OU DEFICIÊNCIA ESCOLAR, E O ENSINO TORNA-SE PARCIALMENTE DEFICITÁRIO, PARA A MAIORIA DOS ESTUDANTES.

NEM TODOS OS ESTUDANTES CONSEGUEM NOMEAR CURVAS APRESENTADAS EM SALA DE AULA, NOS PONTOS EM QUE ELAS EXIGEM, NATURALMENTE.
QUANDO A LUZ ENVOLVE O CORPO, E TODOS SÃO ENVOLVIDOS, ELE ESTÁ SOB EFEITO DESSA CURVA ABAIXO.
MAS QUEM DEVE SE PREOCUPAR COM ISSO?
QUANDO SE PREOCUPAR COM ISSO?!




ESTA É A PARÁBOLA DA LUZ!

COMO ENTENDER TODAS AS FIGURAS QUE SÃO VISTAS?
EXISTE A TENTATIVA DE SISTEMATIZAÇÃO DAS INFORMAÇÕES.
COMO USÁ-LAS BEM?

O BOM LIVRO ESCOLAR DESCREVE ESSA FIGURA MUITO BEM.

ELA TEM RAÍZES.
PARA QUE SERVEM AS RAÍZES MOSTRADAS?
PARA COMPOR AS EQUAÇÕES, QUE RESUMEM MUITAS HISTÓRIAS E SÃO UM PROBLEMA PARA RESOLVER.
E QUEM RESOLVE?
E QUANDO RESOLVEM DISTRIBUEM PARA OS VIZINHOS?
COMPLEXIDADE!
O ENSINO PEDE MEDITAÇÃO RELIGIOSA PARA COMPREENDER AS LEIS DA CRIAÇÃO.
ANOTE ESSA MEDITAÇÃO AMIGO DIÁRIO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário