terça-feira, 10 de agosto de 2010

ENSINO UNIFORME-A TRILHA DA SABEDORIA.

DIA 10 DE AGOSTO 2010.

O HOMEM FOI CRIADO PARA PENSAR COM LÓGICA E EXECUTAR.
ELE AJUSTA A CRIAÇÃO EM ACORDO COM A NECESSIDADE DELE, ESSE PRODUTOR DE MÁQUINAS E APÊNDICES QUE MULTIPLICAM O TRABALHO QUE DEVERIA SER SIMPLES COMO PLANTAR E COLHER, NAS DEVIDAS ESTAÇÕES DO ANO.

SURGIRAM NOVAS TRILHAS. AS TRILHAS DO CONHECIMENTO, EM PARALELO À TRILHA DA SABEDORIA.

A TRILHA DA SABEDORIA É UM PERCURSO SILENCIOSO DE REFLEXÃO, SOLITÁRIO E ENIGMÁTICO.
O SÁBIO ARRUMA SEUS PENSAMENTOS PARTICULARES.
NÃO EXPANDE SEU RACIOCÍNIO FACILMENTE.
DIFÍCIL PENSAR NOS INSTRUMENTOS QUE O SÁBIO DEVE CONDUZIR.

OS MAIORES SÁBIOS ESTÃO CATALOGADOS, EM SUAS ÉPOCAS, RACIOCINANDO SOBRE AS INFORMAÇÕES QUE CIRCULAM NO DAY- BY- DAY, SUA ROTINA E DA COMUNIDADE ONDE VIVE.

NA TRILHA DO CONHECIMENTO, MENDELEIEV FOI UM GRANDE CONHECEDOR DE CIÊNCIAS, COMO MUITOS.

REGISTROU O QUE DESCOBRIU, FAZENDO QUADRADINHOS DE MASSAS ATÓMICAS E SUAS PROPRIEDADES MARAVILHOSAS, A SERVIÇO DO HOMEM.



A TRILHA DO CONHECIMENTO INFORMA COMO EXECUTAR AS EXPERIÊNCIAS HUMANAS.
ENTRETANTO, PODEMOS COMPARAR AS DUAS TRILHAS.

É POSSÍVEL COMPARAR O CONHECEDOR MENDELEIEV COM O SÁBIO REI SALOMÃO?
A ESFORÇADA MADAME CURYE E A RAINHA DE SABÁ?
O REI DAVID E O PROFETA ISAIAS?

FALAMOS DE UM GRUPO. GRUPO FORMADO POR SÁBIOS DE CARTEIRINHAS, MAS EM DIFERENTES ACTIVIDADES E ORIGENS. UM COMPROMISSO ENTRE CRIADOR E CRIAÇÃO, COM LOUVOR E HONRAS.


ENQUANTO QUE OS CONHECEDORES, ELES TEM EM COMUM O HÁBITO DE PROCURAR ENTENDER A PRODUÇÃO MAIS ACTUAL.
EM MUDAR O COMPORTAMENTO DE VIDA, "FACILITAR A VIDA DELES", COLORIR A VIDA, SONORIZAR A VIDA, CORRER MUITO COM O TEMPO, CORRER MUITO EM UM SEGUNDO.
NO REGISTRO DOS CONHECIMENTOS, A CIÊNCIA MULTIPLICOU-SE E EXPANDIU-SE.
A VENDA DAS INFORMAÇÕES E DOS INSTRUMENTOS FORAM VEÍCULOS DE EXPANSÃO RÁPIDA, CONDUZINDO NORMAS ANTES DESCONHECIDAS DOS HOMENS.
O HOMEM MODERNO FICOU DIFERENTE, DOS HOMENS DE SÉCULOS PASSADOS.
ELES SÃO RICOS EM ACESSÓRIOS E NAS TÉCNICAS EXIGIDAS PARA O USO DELES.
MAS, O ENSINO E APRENDIZ AGEM MODELAM QUAL DESSAS TRILHAS?
NOS FUNDAMENTOS DO ENSINO TEMOS OS CÁLCULOS QUE SOMAM GEOMETRIAS IGUAIS E DIFERENTES.
CÁLCULOS DE VELOCIDADES E MOVIMENTOS.
CÁLCULOS PARA IDENTIFICAÇÕES DE FUNCIONAMENTO.
CÁLCULOS QUE COLOCAM UMA FORMA GEOMÉTRICA DENTRO DE OUTRA.
FÓRMULAS QUE SEGUEM O PERCURSO DO COMPORTAMENTO E TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS, NESSE MECANISMO DE EXTERNA CONTRA INTERNA.
E TUDO ISSO SE ENCONTRA ESCONDIDO DENTRO DA SISTEMÁTICA DE ENSINO MODERNO, NA APRESENTAÇÃO DA MATÉRIA DE ESTUDO, E QUE O LEITOR NÃO CONSEGUE ARRUMAR AS TRILHAS DA APRENDIZ AGEM COM RAPIDEZ E EFICÁCIA.



SELECCIONARAM ALGUNS MODELOS PADRÃO PARA ENSINO DAS CIÊNCIAS, E ENSINAM AOS JOVENS EM FORMAÇÃO PROFISSIONAL.
SÃO NECESSÁRIOS QUANDO BEM CONDUZIDOS.
O PETRÓLEO SUBIU PARA A SUPERFÍCIE E OS EXPERIENTES INTRODUZIRAM NO MERCADO DE VARIEDADES. O CARBONO É VEDETE DA CIÊNCIA MODERNA.
GRAFITE, GASOLINA, PLÁSTICOS, DIAMANTES, ENFIM, A ENERGIA DO PETRÓLEO E O APROVEITAMENTO DOS INÚMEROS GASES A DISPOSIÇÃO DAS INDÚSTRIAS.
RUA DO ETENO, RUA DO ESTIRENO, RUA DO ISOPRENO.
OS GASES SÃO CONDUZIDOS POR RUAS, NOS PÓLOS PETROQUÍMICOS.
PESSOAS DEVEM TER EXPERIÊNCIA SOBRE A TRANSFORMAÇÃO DELES EM ESPUMAS COLORIDAS OU NEGRAS.

O DIAMANTE E A DISPOSIÇÃO DE CARBONOS E SEUS ORBITAIS HÍBRIDOS.
ASSIM, NO ESTUDO SECULAR O ESTUDANTE É CONVIDADO, EMBORA QUE SUPERFICIALMENTE, A ENTENDER AS FORMAS ALOTRÓPICAS DOS MATERIAIS DA NATUREZA, COMO GRAFITE, DIAMANTE E FULERENOS, PRINCIPALMENTE.
NEM TODOS TEEM UM ESTÍMULO PARA AVANÇAR NOS DETALHES DA QUÍMICA, COMO UMA FORMA DE MOTIVAÇÃO ADEQUADA AO APROFUNDAMENTO E CONHECIMENTO DO ASSUNTO.
A MELHOR MOTIVAÇÃO PARA O ESTUDANTE QUE PRETENDE PERCORRER A TRILHA DO CONHECIMENTO ATÉ ATINGIR A TRILHA DA SABEDORIA, É DE INÍCIO ENTENDER OS ARGUMENTOS APRESENTADOS PELOS PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO E ATÉ MESMO UNIVERSITÁRIO, PARA FAZÊ-LOS CHEGAR AO TÉRMINO DA CARREIRA.
O JOVEM INICIANTE QUER ENTENDER PORQUE DEVE RACIOCINAR COMO SÁBIOS MATEMÁTICOS, E O JOVEM QUE INGRESSA NO CURSO UNIVERSITÁRIO, DIANTE DOS CÁLCULOS DIFERENCIAIS E DAS ÁLGEBRAS APRESENTADAS, PENSAM DUAS VEZES ANTES DE ASSUMIR A LONGA CAMINHADA
.
PARAM ENTRE UMA ETAPA E OUTRA E INDAGAM:
QUERO SER ENGENHEIRO ELÉCTRICO. COMO ESSA PARAFERNALHA DE TEOREMAS DEVE ENTRAR E ME ACOMPANHAR NOS MEUS PLANOS!???
O ENSINO SECULAR PROCURA AUMENTAR O NÚMERO DE INFORMAÇÕES PARA O PROFISSIONAL QUE DEVE RACIOCINAR DE DIFERENTES MODOS EM DIFERENTES SITUAÇÕES ONDE ALGUM PROBLEMA POSSA SE APRESENTAR.
JÁ EM PARALELO O ESTUDANTE DE CURSO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE, NÃO TEM PROBLEMAS A RESOLVER. ELE SE APRESENTA COMO O PROFISSIONAL QUE CONDUZ UMA OU ALGUMAS POUCAS SOLUÇÕES, DESDE QUE SE CONDUZA SEMPRE UM INSTRUMENTAL NO FUNCIONAMENTO, PELA TRILHA DE UMA PROPOSTA PELO FABRICANTE INDUSTRIAL.
QUE SEJA UM MECANISMO CONHECIDO.
O HOMEM TORNOU-SE TÉCNICO. CONHECEDOR DE MECANISMOS TÉCNICOS, PARA CADA MÁQUINA.
E OS SÁBIOS?
ONDE ESTÃO OS SÁBIOS?
E O REI SALOMÃO?
E A RAINHA DE SABÁ?
QUE PROCURA ESSA RAINHA EM JERUSALÉM?
O SÁBIO DESSA LONGA JORNADA DE FRASES É QUE AMBOS VÃO NA MESMA DIRECÇÃO, ENCHER A TERRA DA SABEDORIA DE DEUS, QUANDO TODAS AS NAÇÕES ADORARÃO SEU CRIADOR. AMÉN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário