terça-feira, 6 de dezembro de 2011

ENSINO UNIFORME-ESTRADAS EM TORNO DE JERUSALÉM.

AMIGO DIÁRIO!
VOCÊ SABE QUE A GENTE VIU MUITA COISA LINDA NA TERRA DE MEDINAT ISRAEL, HA_ÁRETZ!
ADORO REVER MINHA MEMÓRIA SEM PERDER NENHUM DETALHE DE ALGO QUE DESPERTA LÁ NO FUNDO DE NOSSA ALMA, UMA FORMA DE AMOR E CONHECIMENTO, MUITO DIFERENTE DE VOCÊ APENAS LÊ A DESCRIÇÃO DE ALGUÉM, EMBORA MUITO NECESSÁRIA PARA MOTIVAR A VISITA A ESSA REGIÃO DO PLANETA.
E O JUDEU MEU AMIGO PERGUNTA: "O QUE VOCÊ VÊ AQUI"?
RESPONDO: "TUDO"...VOCÊ NÃO VALORIZA PORQUE VÊ TODO DIA E A ROTINA DIÁRIA NÃO PERMITE A MEDITAÇÃO!
FICO MUITO FELIZ QUANDO ME APROXIMO DE JERUSALÉM!
É COMO SE ESTIVESSE CHEGANDO A UMA PROMESSA E RENOVAÇÃO DE ALIANÇAS!
ADORO CHEGAR DE SHEYRUT, ALTERNATIVO, SEMPRE COM UM ÁRABE LEAL, TRANSPORTANDO TODO MUNDO QUE CHEGA EM BUSCA DE AVENTURAS PARTICULARES.
FIQUEI DESLUMBRADA, EMOCIONADA, QUANDO VI QUE UM ÁRABE LEVAVA QUASE A LOTAÇÃO COMPLETA DE SOLDADOS ISRAELENSES, PARA SUAS ACTIVIDADES MATUTINAS E RENOVAÇÃO DE LEMAS DE LUTA! TODOS ARMADOS ATÉ OS DENTES, COM LONGAS METRALHADORAS QUE ESTRONDAM E NÃO FALHAM, TODO PODER BÉLICO JUNTO COM SEU UNIFORME E FORÇA DA JUVENTUDE, SEMPRE PRONTOS PARA MORRER E DEFENDER CADA PALMO DA NAÇÃO.
E PARA MIM TODO ESSE QUADRO, EU JUNTO COM ELES, ERA UM PRESENTE DE D'EUS, O ETERNO, BARUCH HASHEM!
NÃO ACONTECE TODOS OS DIAS COM NORDESTINA VINDA DO NORDESTE DO BRASIL, LATITUDE SETE, 7º DISTANTE DO EQUADOR SUL!

EU ESTAVA PROCURANDO A IMAGEM DE UMA ESTRADA DE ASFALTO NO ESTILO DAS REDONDEZAS DA CIDADE ANTIGA, MAS NÃO ENCONTREI NENHUMA QUE SE APROXIMA DAQUELA ESTRUTURA, REALIDADE ÚNICA: DE UM LADO OS MONTES DE PEDRAS BRANCAS, DO OUTRO AS ÁRVORES TÍPICAS EM FORMA DE PINHEIRO.
O PLANTIO DELAS É EM CURVA DE NÍVEL, GRADATIVO, EM DEGRAUS, NATURALMENTE PRODUZIDA PELA GEODÉSICA E CLIMA!
PEDRA POR PEDRA, LISA, REFLECTORA, LIMPA, BRANCA EM MUROS E PAREDES, QUE CONFORTA SUAS EMOÇÕES NO MUNDO ANTIGO E DE FUTURO.
E NÓS VAMOS CHEGANDO PARA AQUELA ENTRADA DA RUA YYAFO COM A FRENTE DA TORRE DE DAVID! MARAVILHA!
MUITOS CARROS ESPERANDO O SINAL ABRIR, DIANTE DO SINAL VERMELHO, E EU PENSANDO QUE OS ANTIGOS HEBREUS NÃO TIVERAM ESSA IMAGEM DE FUTURO!
NEM TODOS!
NÃO SEI ONDE FOI MAIOR MINHA EMPOLGAÇÃO, SE ANDAR EM VÉSPERA DE ANO NOVO DAS NAÇÕES, NO SHEIRUT TEL-AVIV JERUSALÉM, OU A VIAGEM DESDE O NORTE, ESTRADA QUE LEVA AO KIBUTZ DE BARAM, QUANDO A GENTE PEGA UM ÓNIBUS GRANDE QUE ARRASTA TODO MUNDO QUE ENCONTRA ATÉ A PRÓXIMA ESTAÇÃO- NETZARIA, HAIFA, TE-AVIV, SEGUINDO PELAS BORDAS DO MAR, VENDO OS PORTOS E GALPÕES DIVERSOS!
SEMPRE TUDO EMOCIONANTE, COMPLETANDO O QUE JÁ VIVOS, NOS CAMINHOS DOS HOMENS JUDEUS, KAFFAR-ALDEIAS, NA TRILHA DA ALIANÇA COM DEUS E OS FILHOS DE ABRÃAO, FILHOS DETERMINADOS POR DEUS.
HOJE ESTAVA LENDO UM LIVRO ONDE O AUTOR DESCREVE O TRECHO DO MAR MORTO, EM EN GEDÍ, E FIQUEI A VONTADE, LEMBRANDO OS DETALHES DA BELEZA DO LUGAR, FONTES, ÁGUAS RICAS EM SAIS E LAMAS MEDICINAIS, TÂMARAS E LEMBRANCINHAS PARA TURISTAS!
VAMOS MORAR NAS BELAS TERRAS, MEU AMIGO!
SHALOM YERUSHALAYIM ATIKÁH!

Nenhum comentário:

Postar um comentário