segunda-feira, 18 de outubro de 2010

ENSINO UNIFORME-OS GRÁFICOS.

DIA 18 DE OUTUBRO, 10 CHESHVAN 5771, LUA INDO PARA FASE CHEIA EM JERUSALÉM .
BOM QUE NÃO NECESSITAMOS DE CÁLCULOS ASTRONÓMICOS PARA SABER QUE A LUA ESTÁ SAINDO DA FASE CRESCENTE, INDO PARA CHEIA EM 15 DO MÊS EM CURSO.
BASTA OLHAR O CÉU.

ANOS ATRÁS EU ESTAVA FAZENDO UM CURSO ACADÉMICO NA UFRJ, E PROCURAVA UM LIVRO COMPLETO SOBRE OS GRÁFICOS.
COMO ENTRAR NESSA DIFÍCIL LINGUAGEM DOS GRÁFICOS!

PROCUREI MUITOS LIVROS E NENHUM CONSEGUIA COLOCAR "LUZ NO TEXTO". MEU TEXTO.
MINHA QUESTÃO ERA ENCONTRAR UMA ORDEM OU REGRAS LÓGICAS QUE ATENDESSEM E CONDUZISSEM SEMPRE O LEITOR PELO MESMO ESTILO DE CONSTRUÇÃO.

FAZER O CRUZAMENTO CARTESIANO PARA ÁREA, COM X NA HORIZONTAL E Y NA VERTICAL, E MESMO Z NA TERCEIRA DIMENSÃO, É LÓGICO E TRANSMITE A IDEIA RÁPIDA.
MAS NO MOMENTO DE LOCAR OUTRAS FUNÇÕES DO CÁLCULO DIFERENCIAL O ENSINO DEIXA DE TER APRENDIZ AGEM.




A CRIANÇA OU QUALQUER LEITOR QUE ABRE A PÁGINA NESSA FIGURA ACIMA NÃO CONSEGUE SABER DO QUE O PROFESSOR ESTÁ FALANDO, OU O ESCRITOR ESTÁ DESCREVENDO. É UM TEMA FECHADO, UNICAMENTE PARA QUEM JÁ SABE O QUE VAI FAZER, POR DESCOBERTAS INDIVIDUAIS.
QUER DIZER QUE, SE ALGUÉM TEM PRESSA EM ENTENDER, NÃO CONSEGUIRÁ NADA COM UMA LEITURA QUE DEVERIA SER ABERTA AO PÚBLICO.
SIGNIFICA QUE JÁ DEVE CONHECER, NAS LINHAS E ENTRELINHAS, TAL ASSUNTO, PARA INTERPRETAR CORRECTAMENTE OS DADOS EM X E Y, COM UMA CURVA QUE SURGE CONTANDO UM PERCURSO, UMA HISTÓRIA MAU CONTADA.
PRIMEIRO PORQUE NÃO HÁ ÊNFASE NAS ESCALAS DE MEDIDAS EQUIVALENTES DO CÁLCULO DIFERENCIAL.

SEGUNDO, A PARTE MAIS DIFÍCIL, O ALUNO NÃO SABE COMO USAR NEM PORQUE ESTÁ USANDO ESSA EXPRESSÃO, PORQUE OS EXEMPLOS NÃO DEMONSTRAM SEQUÊNCIA COMPREENSÍVEL.
ESSE NÃO É PRIVILÉGIO DO ALUNO DA ESCOLA COMUM DO BRASIL, MAS TRATA-SE DE UM PROBLEMA GLOBAL, GLOBALIZADO.

OS LIVROS DIDÁCTICOS NECESSITAM CONTAR HISTÓRIAS LÓGICAS, PRINCIPALMENTE NAS CIÊNCIAS, COMO A MATEMÁTICA DE CONTAGEM E MEDIDAS EQUIVALENTES.
UM POUQUINHO DE EQUIVALÊNCIA SE APLICA NOS SISTEMAS DE MEDIDAS DA FÍSICA, MAS POUCO MESMO!


E QUANDO ENTRAM OS ÂNGULOS A SITUAÇÃO PIORA.
E NÃO DÁ PARA SABER SE OCORRE UMA OU MAIS ROTAÇÕES COMO NOS ÂNGULOS DE EULER.
MUITOS CURSAM DE 15 A 20 ANOS OS CURSOS TRADICIONAIS E NUNCA OUVIRAM FALAR NEM TEM SEGURANÇA NA UTILIZAÇÃO DESSES ÂNGULOS, DIFÍCEIS DE SEREM ABSORVIDOS COMO SABEDORIA DIÁRIA.
MUITOS INDAGAM PARA QUE SERVEM ESSES ÂNGULOS, E GOSTARIAM BASTANTE DE CONHECÊ-LOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário