sexta-feira, 10 de junho de 2011

ENSINO UNIFORME-A VELOCIDADE NAS REAÇÕES QUÍMICAS.


DIA 11 JUNHO 2011, 09 SIVAN 5771 REFERÊNCIA JERUSALÉM LUA CRESCENTE PELA DATA DO MÊS DE VERÃO HEMISFÉRIO NORTE.

AMIGO DIÁRIO! LEMBRA?! QUANDO COMEÇAMOS A ENTENDER A VELOCIDADE DAS REACÇÕES NOS MATERIAIS DA NATUREZA!???!

LEMBRE QUE ESTAMOS NO OCIDENTE GLOBALIZADO E UNIFORME, PESQUISANDO O MÉTODO ÚNICO DE APRENDIZ AGEM PARA TODOS, COMO A ROUPA JEANS QUE VESTE BEM JOVENS E NÃO JOVENS.

ESSE UNIVERSO DA SABEDORIA, QUE FOI PERMITIDO AOS OCIDENTAIS, APÓS VÁRIAS GERAÇÕES DO HOMEM CHAMADO "FILHO DE DEUS", ACONTECEU, NA EVOLUÇÃO DAS MENTES CRIADAS ENTRE OS SERES VIVOS. NÃO IMPORTA SE O HOMEM NA TERRA EXISTE DESDE MILHÕES DE ANOS, COM DINOSSAURO OU SEM DINOSSAURO!.
ESTAMOS FALANDO DE "FILHOS DE DEUS", DEUS SEGUINDO OS FILHOS QUE DEVEM APRENDER SOBRE O TÃO FALADO "CAMINHO DE RETORNO", "CAMINHO DE RESGATE", CAMINHO DE SALVAÇÃO DA ALMA"! MESMO CAMINHO!

O ESTUDANTE TEM MUITO TEMPO EM SALA DE AULA, COM MENTE E MEMÓRIA DISPONÍVEL PARA A APRENDIZ AGEM, MAS...DEVE RECEBER INFORMAÇÕES CORRETAS DESDE A QUINTA SÉRIE DO FUNDAMENTAL.

SE VAI ESTUDAR O ÁTOMO E AS VELOCIDADES DE MUDANÇAS DELES, ENTÃO DIGA TUDO COMO REALMENTE ESTÁ ACONTECENDO, DESDE O PRINCÍPIO, NO EXATO MOMENTO QUE COMEÇOU A DESENVOLVER O ASSUNTO.

NÃO DEVE SER ADIADO PARA O PRIMEIRO E SEGUNDO ANOS DO ÚLTIMO GRAU! NO TERCEIRO, NEM SE FALA! NÃO TEM "CLIMA"!

AS DEFINIÇÕES DESSA FASE DO ENSINO SÃO MUITO PEQUENAS, MUITO BREVES E SOLTAS, DIANTE DA GRANDEZA DA REALIDADE QUE DEVE APARECER EM SUA FRENTE, ANOS DEPOIS, NAQUELE AGLOMERADO DE FÓRMULAS SIMPLIFICADAS E URGENTES DAS APOSTILAS QUE INSISTEM EM SER EFICIENTES PARA TESTES DECISIVOS DA VIDA PROFISSIONAL DA SOCIEDADE QUE PEDE TEXTOS CLAROS.

QUANTOS ESTUDANTES PODEM ENTENDER ESSE MECANISMO ÍNTIMO DE DESLOCAMENTO DE ENERGIAS ENTRE AS DISTÂNCIAS DE UM ÁTOMO PARA OUTRO, SEMPRE QUE A MATÉRIA MUDA A FORMA DE SUAS CÉLULAS?! UM REAGENTE DEVE "ATACAR", EM PONTOS QUE O PESQUISADOR JÁ SABE ONDE VAI ROMPER O ELO! DUAS CÉLULAS GUARDAM ENERGIAS DIFERENTES E SE MEDEM AS SOBRAS OU AUSÊNCIAS DE TEMPERATURA, DE UMA PARA OUTRA. TODAS TÊM DIREITO AOS TRÊS ESTADOS DA MATÉRIA. TODAS TÊM ESTADO SÓLIDO, LÍQUIDO E GASOSO, PODEM FORMAR GASES.

OS ARGUMENTOS QUE JUSTIFICAM AS MUDANÇAS ESTÁ NO ESPAÇO DAS ÓRBITAS ATÔMICAS, ASPECTOS DAS LEIS CÓSMICAS, E ESSA ÁREA DE ATOMÍSTICAS NÃO É A "PRAIA DE MUITOS" QUE MINISTRAM A QUÍMICA, NEM A FÍSICA ATÔMICA. HÁ DEFICIÊNCIA DE PROFESSORES NESSAS LINHAS, SABEMOS, ENTÃO MUDE O LIVRO.

A INSEGURANÇA DO LÍDER SE TRANSMITE, EM CADEIA, PELOS MUITOS QUE ESTUDAM. TORNAM-SE A IMAGEM DA INSEGURANÇA QUÍMICA, E FÍSICA, E PORQUE NÃO DIZER, MATEMÁTICA, PORQUE SE TRATA DE UM PROCESSO MUITO LIGADO ENTRE ELAS, NO ESTUDO UNIFORME!

A LINGUAGEM DIDÁCTICA PEDE AJUDA.
APESAR DO ESFORÇO QUE O PROFESSOR FAZ PARA EXPLICAR ESSA OCORRÊNCIA PRÁTICA EM FORMA DE LETRAS E SÍMBOLOS, O MAIOR PERCENTUAL DE ALUNOS TROCAM DE PROFISSÃO PORQUE NÃO CONSEGUE ENTENDER O MECANISMO DE "TROCAS DE ÁTOMOS", E "ODEIAM A BELA QUÍMICA", NO MESMO NÍVEL DO ÓDIO PELA MATEMÁTICA.
TODOS PODEM VER AS EQUAÇÕES QUÍMICAS, ATÉ QUE VÊEM A REACÇÃO QUÍMICA COM DOIS MEMBROS, ANTES E DEPOIS DA MUDANÇA, A LÓGICA FACILITA ESSA ETAPA DA APRENDIZAGEM. MAS E DEPOIS? QUE VAMOS FAZER? PRECISAMOS DE BASE PARA VELOCIDADE DE REACÇÃO QUÍMICA!.



A LUZ É ACUMULADA, CASCATA DE LUZES,GUARDADA DENTRO DAS CÉLULAS DOS MATERIAIS, PRESTES A EXPLODIREM OU NÃO, ASSIM COMO OS SERES VIVOS PROCESSAM SUAS TROCAS ENERGÉTICAS DENTRO DE CÉLULAS ORGÂNICAS, COM GASES E LÍQUIDOS FLUINDO, FORMAS DE FLUIDEZ E VELOCIDADE, EM PÓLOS POSITIVOS E NEGATIVOS, COMO NOS QUADRANTES DA TRIGONOMETRIA DOS QUADRANTES, COM QUADRADOS E TRIÂNGULOS FIÉIS.

OS ÁTOMOS TÊM SUA HORA CERTA DE REAGIR, PELA ENERGIA QUE SE TROCA, EMPURRA E PUXA, ÁTOMOS DAS FACES E DOS PONTOS QUE OCUPAM EM CADA ARRANJO. OS ARRANJOS ATÔMICOS, NOS NÍVEIS DOS BINÔMIOS SÃO JULGADOS E JOGADOS NA EQUAÇÃO QUÍMICA E MATEMÁTICA. ONDE?

O ALUNO QUE COMEÇA A ESTUDAR VELOCIDADE DE REAÇÕES QUÍMICAS DEVEM CONHECER LEIS, COMO AS LEIS DE TRÂNSITO, QUALQUER TRÂNSITO, FLUIDEZ DE MATÉRIA.
A GEOMETRIA DA MATÉRIA ESTÁ SENDO TRABALHADA ENQUANTO PRODUZ TROCAS DE POSIÇÕES E OBTENÇÃO DE NOVAS FORMAS, LEI DE LAVOISIER, DALTON E OUTROS. NÃO APENAS LEI DE HESS, QUE INTERESSA O INÍCIO E O FIM, NADA DE "MEIOS".
O ESTUDO DOS MEIOS AUXILIAM NA COMPREENSÃO QUE ESTÁ IGNORADA, NO MOMENTO E CAUSAM DESESTÍMULOS SOBRE O ENTENDIMENTO.

AS TEMPERATURAS MUITOS ALTAS E MUITO BAIXAS ESTÃO EM JOGO, DENTRO DO RECIPIENTE DE PROCESSAMENTO, E DE ACORDO COM O MEIO DE APOIO, TUDO SE MODIFICA, LENTO OU RÁPIDO, SEMPRE SE BUSCA O "ACELERADOR DE REACÇÃO", QUE OFERECE UMA GAMA DE ORBITAIS ATÓMICOS, QUE APRESSAM A REACÇÃO.

PARA ENTENDER O ESTUDO DAS VELOCIDADES QUÍMICAS É PRECISO SABER PORQUE OS METAIS E TODOS OS ELEMENTOS QUE VÃO REAGIR DEVEM ESTAR NA FORMA GASOSA, GRANDE DISTÂNCIA ENTRE UM ÁTOMO E OUTRO, SEM QUE ELES SE DESLIGUEM. DISTANCIAM MAS NÃO DESLIGAM, A MENOS QUE ALGO ACONTEÇA NO SISTEMA.

BASTA BAIXAR A TEMPERATURA E AS LIGAÇÕES SE ORIENTAM PARA AS NOVAS ORDENS CELULARES.ESTÁ CHEGANDO O ESTADO SÓLIDO. PRIMEIRO A GRANDE DISTÂNCIA ENTRE ÁTOMOS. DEPOIS O NOVO ARRANJO. OS METAIS DE TRANSIÇÃO AJUDAM NO AUMENTO DE VELOCIDADE DESSAS FORMAÇÕES QUE POSSUEM VÁRIOS ESPAÇOS EXTRAS PARA PROCESSAMENTO DE MUITAS LIGAÇÕES GASOSAS.

EXISTE O "MOMENTO TOP", AQUELE MOMENTO EM QUE A ESTRUTURA SE RENDE À NOVA FORMA. NESSE MOMENTO UM SÓ REAGENTE PODE PARTICIPAR OU VÁRIAS MOLÉCULAS PODEM ESTAR APOIANDO, "LIGA NÃO LIGA", ATÉ A DEFINIÇÃO QUE OCORRE, MONO, BI OU TRI MOLECULAR, AO QUADRADO DA ESCALA LOGARÍTMICA DA DISTÂNCIA E EXPONENCIAL BASE 2,718 DO TEMPO.

TUDO ESTÁ DENTRO DO TUBO DE ENSAIO E DA CABEÇA DO PESQUISADOR.

A ARTE É DO PESQUISADOR?! SOMENTE DELE?!

NÃO! OS TESTES EXIGEM OS CÁLCULOS DE VELOCIDADE DE REACÇÃO QUE DEVE CONTER UMA BOA TEORIA PARA SER ENTENDIDO PELO ALUNO, A COMUNICAÇÃO ENTRE CONHECEDOR E O NÃO CONHECEDOR DO ASSUNTO.

MUITOS ALERTAS DE AVISO SOBRE VELOCIDADE DEVE SER DADO ANTES, PARA SEREM CONVERTIDOS EM NÚMEROS, ASSIM COMO NAS ESTRADAS OS SINALIZA DORES ESTÃO DE ALERTAS NAS PLACAS LUMINOSAS INDICANDO ETAPAS!


VEJA COMO OS ÁTOMOS SE ORDENAM PERFEITO, NO ESTADO SÓLIDO, E FORMAM LINDAS PEDRAS! O ESTADO SÓLIDO É A PEDRA INSTANTÂNEA OU NÃO.
O PROFESSOR UNIFORME ENSINA PARA O ALUNO DE SEGUNDO GRAU, PRÉ UNIVERSITÁRIO DE QUALQUER ÁREA PROFISSIONAL, QUE A VELOCIDADE DENTRO DA REACÇÃO QUÍMICA TEM COMO BASE OS ÁTOMOS QUE ENTRAM NAS ARESTAS ENTRE DOIS VÉRTICES, COMO NA FIGURA ACIMA, OU NOUTRA COORDENADA ESPACIAL DA FÓRMULA.


A ENERGIA QUE CIRCULA NESSES ÁTOMOS OBEDECEM AS LEIS DAS LUZES, COMO A LUZ DO SOL.


E AS LEIS DAS ÁGUAS E DOS GASES, COMO NOS OCEANOS QUE CONTORNAM OS GRÃOS DE SÍLICA DA AREIA DAS PRAIAS, DOS MARES DA TERRA, ORIENTE E OCIDENTE, E NO ARCO DA LUZ. QUEM ORDENA A ORDEM DAS CORES NO ARCO DA LUZ? A MATÉRIA TEM A MESMA ORDEM COM OS ÁTOMOS RESPONSÁVEIS POR CADA COR, DAÍ OS NÍVEIS DO ÁTOMO.

OS ELEMENTOS QUÍMICOS "PASSEIAM" PELA TERRA, EM LÍQUIDOS, GASES, VENTOS E CORES.
OS ELEMENTOS QUÍMICOS SE TRANSFORMAM NAS MUDANÇAS DE TEMPERATURA DA TERRA, COM OU SEM CALOR BASTANTE PARA AS TRANSFORMAÇÕES, GELO OU SÓLIDO, ÁGUA BRANCA OU AZUL, VAPORES INCANDESCENTES EM ALTA VELOCIDADE.

NUVENS DE FUMAÇAS AO SABOR DOS VENTOS EM ALTAS ESPIRAIS QUE SE ALTERNAM, DIREITA E ESQUERDA, ACIMA E ABAIXO COMO O NAVIO NAS ÁGUAS SOBEM E DESCEM DIANTE DOS OLHOS DO OBSERVADOR DESLUMBRADO, AS VEZES ATINGIDO POR RAIOS E FORÇAS DA NATUREZA QUE SE TRANSFORMA.

ENFIM, AQUELE CÁLCULO QUE RESUME A TRANSFORMAÇÃO QUÍMICA DO ANTES E DEPOIS," QUEM É MAIOR OU MENOR DO QUE QUEM", "ALGO DESAPARECEU E ALGO APARECEU", TEM UM INTERVALO TOP, O MEIO IMPORTANTE ONDE A MUDANÇA SE PROCESSA ENTRE OS GASES DA MATÉRIA, O GÁS DO METAL JUNTO COM O GÁS DO NÃO METAL, E OUTROS, ENQUANTO SE AFASTAM DA LUZ AZUL PARA VERMELHA E VICE VERSA DO MOVIMENTO PENDULAR DAS SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS.

PRATICAR AS LEIS DO UNIVERSO DENTRO UNIVERSO DO TUBO DE ENSAIO OU RECIPIENTE DISPONÍVEL, É O CAMINHO PARA O ENSINO UNIFORME, DESTINADO AO CAMINHO DO HOMEM QUE APRENDE SOBRE A CRIAÇÃO DO CRIADOR E ADORA, HUMILDE E REVERENTE, COMO OS POVOS ORIENTAIS, DE PREFERÊNCIA ANTIGOS!

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