quinta-feira, 3 de novembro de 2011

ENSINO UNIFORME-MODO DE ESCREVER.

DIA 03 NOVEMBRO 2011, 06 CHESHVAN 5772 REFERÊNCIA JERUSALÉM LUA CRESCENTE PELA DATA DO MÊS, MONTE MORIÁ DO RETORNO.
MEU AMIGO DIÁRIO!
IMAGINE, MEU AMIGO, COMO É DIFÍCIL SABER PORQUE ESTUDAMOS ESSA ORDEM DE SISTEMATIZAÇÃO APRESENTADA NO REPERTÓRIO ESCOLAR, QUANTO MAIS NO ESTILO DE ESCRITA QUE O ALUNO DEVE CONHECER, DESTINGIR, COMPARAR E CLASSIFICAR, NÃO APENAS NO TEMPO DO ESCRITOR. EXIGE MUITO TEMPO E DEDICAÇÃO DO JOVEM, E O TEMPO ESTÁ MENOR, SE OS CAMINHOS MAIS CURTOS NÃO SÃO DADOS PELO GUIA ESCOLAR, O PROFESSOR.
VOCÊ ME DISSE QUE NÃO CONHECE O "SEGREDO" DAS ESCOLHAS DA ACADEMIA DE LETRAS QUE SELECCIONA AS OBRAS LITERÁRIAS DOS GRANDES ESCRITORES, FAZENDO O ESCRITOR SER GRANDE E MAIOR QUE OUTROS, E ENTÃO RECEBEM CADEIRAS ESPECIAIS COMO MÉRITO NO CONHECIMENTO DO MODO DE ESCREVER, TALENTO NATO PARTICULAR, SEGUNDO AS REGRAS, DO IDIOMA PORTUGUÊS, COM AS NUANCES HARMÓNICAS DA LÍNGUA!
PEGAR A "PENA E TINTA", AO MODO ANTIGO, COLOCANDO NOVAS IDEIAS NO BRANCO PAPEL, EXIGIAM DO ESCRITOR O BOM MANEJO COM A FORMAÇÃO DA FRASE, SEGUNDO UM ESTILO COMUM NA ÉPOCA DELE. POESIAS EM RIMAS É A TRANSMISSÃO MAIS COMUM, EM TODOS OS TEMPOS. SÃO AS VOGAIS QUE MARCAM O FINAL DAS RIMAS, NESSES CASOS.
E CADA CASO É UM CASO, UMA FORMA DE EXPRESSÃO, ORA ROMÂNTICA, ORA DE EXALTAÇÃO À BELEZA, NATUREZA OU MUSA INSPIRADORA, MAS SEMPRE COM REGRAS E LEIS DO IDIOMA, PROSA OU VERSOS, DISCURSOS DIRECTOS E INDIRECTOS, PROFÉTICOS OU SECULARES.
AS LEIS DA ESCRITA, EM LETRAS E FRASES, SÃO AS MESMAS QUE TEMOS ESTUDADO ATÉ AQUI, DETERMINADAS PELAS LEIS CÓSMICAS.
ACREDITE, MEU AMIGO, PASSEANDO NAS ESCRITAS DOS LIVROS SAGRADOS VOCÊ DESCOBRE DETALHES DO UNIVERSO, COM OLHOS BEM ABERTOS DE QUEM PROCURA CERTEZAS, VERDADES DE UMA JUSTIÇA QUE NÃO MUDA NUNCA, EM TEMPO NENHUM. IMUTÁVEL PARA SEMPRE!
NÃO TEM ESPAÇO PARA A CRÍTICA LITERÁRIA!
TODOS LÊEM E CONCORDAM SILENCIOSOS, EM REVERÊNCIA DE ADORAÇÃO!
CLARO QUE TODOS ESCREVEM SEMPRE! DO JEITO DE CADA UM, COM REGRA E SEM REGRA! NO ESTILO DOS JORNALISTAS, QUE TUDO PODEM, CRÍTICAS E EXPRESSÕES ESPONTÂNEAS, QUE COMUNICAM COM A MAIORIA DO POVO.
NESSA LINGUAGEM O SUJEITO DA ACÇÃO E O VERBO, ACÇÃO PRATICADA PELO SUJEITO, COM PREDICADOS E SEM PREDICADOS APARECEM NAS MANCHETES RÁPIDAS, DE COMEÇO DE PÁGINA. TEM PÁGINA PARA TUDO.
MAS, NÓS, MEU AMIGO, ESTAMOS "PARADOS" NAQUELAS FORMAÇÕES ANTIGAS, MUITO ANTIGAS, QUANTO MAIS ANTIGA MELHOR PARA IDENTIFICAR O MOVIMENTO DO UNIVERSO E AS LEIS DA ÓPTICA E DOS TAMANHOS DAS DISTÂNCIAS, ENTRE O EVENTO CITADO E OUTRO LIGADO A ELE, EM TEMPO E LOCAL, ESPAÇO TEMPO EM LIGAÇÃO UNIVERSAL, ELOS DE ALIANÇAS.
OS NOMES QUE APARECEM NOS LIVROS SÃO COMO BULA DE REMÉDIO, SÓ O MÉDICO ENTENDE, COMO QUIASMA, ANTI CONGRUÊNCIA E CONGRUÊNCIA, LEMBRANDO ÂNGULOS, QUIÁSTICA, MAS NO FINAL VOCÊ ENCONTRA O SIGNIFICADO EM EMOÇÃO E FÉ.
QUER VER UM EXEMPLO, ENTRE MUITOS, EM TEHILIM 106, 16, SALMOS,
KI SHIBAR DALTOT NECHOSHET
UVERICHEI BARZEL GUIDEA.
SÃO DUAS LINHAS ESCRITAS, DITAS PARALELAS COM INVERSÃO DE IMAGENS, QUE COMPLETAM A EXPRESSÃO SOBRE O PODER DE ALGUÉM QUE MUDA O TEMPO:
"PORQUE ELE QUEBROU PORTAS DE BRONZE,
E TRANCAS DE FERRO DESPEDAÇOU".
OS DOIS VERBOS QUE MODIFICAM E TERMINAM UM DOMÍNIO NÃO DESEJADO: UM SE ENCONTRA NO COMEÇO DA FRASE, "QUEBROU", E O OUTRO NO FIM DA FRASE, "DESPEDAÇOU", DOIS MATERIAIS RESISTENTES. OS LITERÁRIOS CHAMAM AS DUAS POSIÇÕES EM DUAS LINHAS DE "INVERSÃO" DE SINAIS EM SEQUÊNCIA.
ESSES ESCRITORES DE NARRAÇÕES SAGRADAS TÊM RESPONSABILIDADES, UM COMPROMISSO COM ALIANÇAS DE PASSADO E FUTURO, QUE SÃO MANTIDOS TODO O TEMPO DA NARRATIVA, COMO UMA TRILHA DE ÓRBITA:
O SOL E A LUA, OU QUALQUER ASTRO, ROLA E ROLA, DEPOIS ENTRA POR NODOS, NORTE E SUL, INVERTEM, FAZEM CONJUNÇÕES BRILHANTES, SEM PEDIR LICENÇA PARA NINGUÉM, PORQUE A ORDEM NASCEU DE UM PRINCÍPIO DE LUZ E VERDADE QUE DEVE SER RECONHECIDO E MANTIDO PELA HUMANIDADE QUE SE INTERESSA POR SUAS ORIGENS E DESTINOS FINAIS, ESCRITOS NOS CAMINHOS DOS GRÃOS DE AREIA DO MAR E DAS INÚMERAS ESTRELAS DO CÉU, GRANDE ESPAÇO.
ASSIM, SÃO VÁRIOS MODOS DE ESCRITA, AMIGO DIÁRIO, ALÉM DAS PERMUTAÇÕES COM LETRAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário