quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

ENSINO UNIFORME-LEMBRANÇAS ESCOLARES.

DIA 19 JANEIRO 2011, 14 SHEVAT 5771 COM ADAR I E ADAR II, LUA CHEIA, REFERÊNCIA JERUSALÉM, COMEMORAÇÃO DO ANO DA ÁRVORE, INVERNO.

AMIGO DIÁRIO, OS ANOS PASSAM E GUARDAMOS AS RECORDAÇÕES.

SEMPRE FAZEMOS ANÁLISES, AVALIAÇÕES E CORRECÇÕES.
ANALISAMOS A NÓS MESMOS E AS PESSOAS QUE CRUZAMOS NA VIDA.
ALGUNS TÊM VIDA DE JOGADORES, OU DE JUÍZES, PADEIROS, LIVREIROS E OUTROS MERGULHAM NOS LIVROS.

A PROFISSÃO REFLECTE O CONHECIMENTO INTERIOR.
O JOGADOR SEMPRE LEMBRA SEUS BELOS LANCES, JOGANDO A BOLA PARA OS COMPANHEIROS, E TODOS APLAUDEM E TORNAM-SE MOMENTANEAMENTE FELIZES.
ELE PROCURA ENTENDER O FENÓMENO FUTEBOL DIVIDIDOS EM TIMES, E FAZER OS NOVENTA MINUTOS DE JOGO MAIS BONITO, E NO PRÓXIMO JOGO DE REGRAS INTERNACIONAIS BEM CONDUZIDAS ÀS PREFERÊNCIAS GLOBALIZADAS, SEU EMPENHO SERÁ MAIS BRILHANTE.

OS PROFISSIONAIS DA IMPRENSA REGISTRAM, ESCREVEM BELAS FRASES SOBRE A DIVERSÃO DA ARENA, ALGUMAS CRÍTICAS E MUITO DINHEIRO CONTANDO CUSTOS E GANHOS, E TUDO FICA GUARDADO NA MEMÓRIA DE HOMENS E NAS FITAS GRAVADORAS, NO PLANETA DAS ESCRITAS.

EM TODOS OS AFAZERES O MECANISMO É O MESMO.
ALGUNS PERMANECEM NO ANONIMATO E NADA ESCREVEM. CAMINHAM SILENCIOSOS. OUTROS ESCREVEM PARA ELES.

O PROFESSOR QUE TRABALHA NOS PRIMEIRO, SEGUNDO E TERCEIRO GRAUS DO ENSINO, ELE GUARDA DOCES E DIFÍCEIS MOMENTOS DE ENCONTROS COM CRIANÇAS, JOVENS E QUASE ADULTOS, EM SEUS DIFERENTES GRAUS DE CRESCIMENTO, FÍSICO E DE CARATER E ALMA, DEMONSTRANDO COMO ESCREVER, CONTAR, NARRAR, DESCREVER.

E EM VOLTA DELES EXISTE MUITO O QUE NARRAR!



A DECISÃO PROFISSIONAL DE MÚSICO ENVOLVE ENTREGA MAIOR.

A SENSIBILIDADE, COMO NOS DEMAIS ARTISTAS, PREDOMINA NAS ESCOLHAS DIÁRIAS, E UMA HARMONIA PARTICULAR É EXIGIDA, ACRESCENTADA AO CONHECIMENTO CENTRAL. ALGUNS CONSEGUEM O SUSTENTO E DESPESAS COMUNS COM A PROFISSÃO, SEGUNDO O LOCAL ONDE EXERCEM A ARTE.

TODOS TÊM EM COMUM O BÁSICO ESCOLAR.

RECORDO DE MIM MESMA NAS DUAS SITUAÇÕES:

EM SALA DE AULA, COMO ALUNA, E EM SALA DE AULA DIANTE DO QUADRO DE ESCREVER, E OS OLHOS ATENTOS DAQUELES QUE ME OUVIAM RECITAR SOBRE AS BELEZAS DO UNIVERSO, SEGUINDO AS ORDENS DETERMINADAS PELOS MINISTÉRIOS.

PASSADAS A ALFABETIZAÇÃO E AS PRIMEIRAS ETAPAS DO ESTUDO DO IDIOMA PÁTRIO, ORIENTADOS PELO DEVOTO PROFESSOR, RECEBEMOS NOVOS LIVROS, DESAFIANDO A MENTE PARA A COMPREENSÃO E MEMORIZAÇÃO DA MATÉRIA.
ATÉ AÍ TUDO BEM!
FICA CLARO QUE A CRIANÇA NÃO SABE O QUE ESTÁ ACONTECENDO, MESMO QUANDO ESSA FASE ESTEJA CADA VEZ MENOR, COMO EM DIAS MODERNOS, EM QUE OS MEIOS DISPONÍVEIS NA COMUNICAÇÃO DOMÉSTICA ENSINAM RÁPIDO SOBRE FATOS E MUDANÇAS UNIVERSAIS.

AS INFORMAÇÕES VÃO CRESCENDO E SURGE A DIFICULDADE DO ENTENDIMENTO E DA MEMORIZAÇÃO.
SÃO MUITAS AS FÓRMULAS MATEMÁTICAS E DAS CIÊNCIAS.
ELAS SÃO MUITO PARECIDAS E OS MAIS SABIDOS ENSINAM MECANISMOS MNEMÓNICOS, RÁPIDA MEMÓRIA, DINÂMICA.

SEMPRE ME PERGUNTEI, QUANDO A INTERNET E A CALCULADORA AINDA NÃO SE ENCONTRAVAM FÁCEIS, O QUE NOSSOS MESTRES ESTÃO DIZENDO PARA NÓS, E O QUE DEVEMOS DIZER PARA NOSSOS ALUNOS!


FALAR DOS MECANISMOS ENVOLVENDO A LUZ, COMPRIMENTO DE ONDA, NÚMERO DE ONDA, BANDAS DE ABSORÇÃO E EMISSÃO, RADIATIVIDADE, ENZIMAS, MOLÉCULAS, VELOCIDADE, FORÇAS, RAIOS, ERAM ABSTRACTOS, APESAR DOS NÚMEROS EXIGIREM UMA EXPRESSÃO, CONTANDO OS CAMINHOS VENCIDOS POR PARTES.

NA SEGUNDA FASE COMECEI A PENSAR E ORGANIZAR MINHA DIDÁCTICA PARTICULAR, MESMO MANTENDO A SISTEMÁTICA SECULAR.
BUSCAVA A FÉ, NOUTRO CAMINHO, LONGE DA ESCOLA.
OUTROS GRUPOS, OUTRAS LEITURAS, OUTRAS INTERPRETAÇÕES, OUTRAS VISÕES.

ESTUDAR UM TEXTO COM COORDENADAS CARTESIANAS, RECTANGULARES, POLARES, VECTORES, ACELERAÇÃO E ÂNGULOS NÃO É PARA QUALQUER HUMANO DECIFRAR, INTERPRETAR E APLICAR EM PONTOS INTELIGENTES.

ISSO NÃO ESTUDAMOS NO CAMINHO DA FÉ!
FIZ CURSO DE TEOLOGIA, PARA COMBINAR FÉ E LÓGICA.
DOS ANOS SETENTA, OITENTA E SÉCULO ACTUAL, O MUNDO GIROU COM RAPIDEZ, ACOMPAHANDO OS CONHECIMENTOS DA HUMANIDADE, ANTES VOLTADOS PARA A DESTRUIÇÃO, E POR ALGUM TEMPO, ELES VOLTADOS PARA A CONSTRUÇÃO.
UMA GUERRA COM EXPLOSÕES, GASOLINA E AVIÕES APARECEU PARA MISTURAR O ANTIGO E O NOVO.
SOMOS TESTEMUNHAS, OS EXEMPLOS VARIADOS, DE COMO A GEOGRAFIA POLÍTICA MUDOU BASTANTE ASSIM COMO AS DOENÇAS SURGIRAM E FORAM CONTROLADAS, AS VELOCIDADES SE TORNARAM OUSADAS, E AS VIAGENS SE NORMALIZARAM A MUITOS QUILÓMETROS ACIMA DA SUPERFÍCIE TERRESTRE.
E CLARO, A MATÉRIA SE TRANSFORMANDO MAIS E MAIS, PARA ACOMPANHAR A EVOLUÇÃO, MESMO QUE OS "RIOS DE PETRÓLEO" AFLUÍSSEM PARA OS TANQUES DISTRIBUIDORES, PARA A INDÚSTRIA E O CONSUMO GERAL.
ASSIM ACONTECE, AMIGO DIÁRIO.
VAMOS CONVERSAR E ESCREVER, PORQUE A ESCRITA É MUITO PROCURADA NOS SÉCULOS A NOSSA FRENTE. MUITOS VOLTAM AO PASSADO PARA CONHECER DETALHES DAS MUDANÇAS E DAS ROTINAS HUMANAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário