TEHILIM, 150 SALMOS, É UM CONDENSADO DE FRASES QUE NÃO CONTAM UMA HISTÓRIA DEFINIDA COM INÍCIO, MEIO E CONCLUSÃO.
NÃO TEM OBJECTIVO APARENTE.
NÃO TEM DATA DE COMEÇO NEM FINAL.
ALGUNS PERSONAGENS QUE VIVERAM NA ÉPOCA DO PRIMEIRO TEMPLO, E OS PATRIARCAS DO JUDAÍSMO SÃO CITADOS, RESUMINDO ALGUNS DOS FEITOS E MILAGRES VIVIDOS PELA NAÇÃO DOS HEBREUS, EM TEMPOS IDOS, SEMPRE SEGUNDO AS METSIVOT, MANDAMENTOS BÁSICOS DETERMINADOS PELO ETERNO, NOS PRINCIPAIS LIVROS DA TORAH, ENSINAMENTOS PARA SEMPRE, LE OLAM.
ABRAÃO JÁ CONDUZIA COM ALEGRIA OS SEUS, EM CÂNTICOS DE RECONHECIMENTO E GRATIDÃO.
YOSSEF, JOSÉ DO EGIPTO, EXALTADO COMO "DOMINADOR", ADMINISTRADOR DE REINO.
MOISÉS LEGISLADOR, LEIS DE ORDENS E JUSTIÇA, EM SALMOS.
O MESTRE DE CANTO, FILHOS DE CORACH.
YAKOV COMO PAI DE UMA GRANDE NAÇÃO DE FILHOS DE DEUS, EM DIRECÇÃO ALTAR E A NAÇÃO DELES, DEPOIS DO SENTIMENTO DE MORTE DE SEIS MILHÕES, DOS ÚLTIMOS DIAS.
AS CANÇÕES DE DAVID, MEDITANDO QUANDO JOVEM, TRANSPARECEM EM ALGUNS DELES.
O PECADO E ARREPENDIMENTO DE DAVID PODEM ESTAR RECITADO EM ALGUNS.
A SABEDORIA DE SALOMÃO E DE RABINOS ESTÃO EM ALGUNS, SOB FORMA PROFÉTICA.
PODEMOS DIZER QUE NARRARAM SOBRE LOUVORES, EM ESTILO DE CÂNTICOS, LAMENTOS, PROFECIAS CURTAS, FORMAS DE ENIGMAS.
NA REALIDADE OS SALMOS FORAM ESCRITOS DEBAIXO DE INSPIRAÇÃO ESPIRITUAL, PARA PESSOAS QUE BUSCAM AS APRESENTAÇÕES DO SANTO ESPÍRITO.
É UMA FONTE DE ESPERANÇAS, E REGISTRO DE PROMESSAS, PARA UM FUTURO DISTANTE.
POUCOS DEFINEM O TEMPO EM QUE ESTÃO SENDO ESCRITOS.
O MODO ESPECIAL DE LEITURA DOS SALMOS, ATRAVÉS DOS ANOS, POR MUITAS LINHAS DE RELIGIOSOS MODERNOS, TEM UM CUNHO PESSOAL, COM RESPOSTAS INDIVIDUAIS PARA SOFRIMENTOS DO DIA A DIA, MOSTRANDO SOLUÇÕES PARA PROBLEMAS PARTICULARES, NA RECITAÇÃO CONTÍNUA.
NA VISÃO DO JUDEU PRATICANTE, OS TEHILIM, SÃO TRATADOS COMO CÂNTICOS ESPECIAIS, NUMA VARIEDADE DE INSTRUMENTOS, CORDA E PERCUSSÃO, QUANDO AS MELODIAS PARECEM ELEVAR A ALMA, SEM APELAÇÃO, ESPONTÂNEAMENTE.
DEMONSTRAM UMA NOSTALGIA E LEMBRANÇA DE RITUAIS DO TEMPLO DE SALOMÃO, MAIS DE QUATRO CENTOS ANOS, QUANDO A PRÁTICA SONORA DOS SALMOS EM DEGRAUS, COMBINAVA VOZES DOS PEREGRINOS APROXIMANDO PARA FESTAS DE JERUSALÉM, VINDOS DE TODA JUDEIA, HARMONIZADOS PELA ORIENTAÇÃO SACERDOTAL DO CULTO EM SUA ÉPOCA, E REUNIÕES DOMÉSTICAS SIGNIFICATIVAS, POR GERAÇÕES E GERAÇÕES.
OS SALMOS FALAM, MUITAS VEZES DAS NAÇÕES, NOS TEXTOS PROFÉTICOS, PARA RECOMPENSA E PARA CONDENAÇÃO DE ACÇÕES PRATICADAS POR ELAS.
O ETERNO TEM PLANOS PARA GOIM, POVOS QUE FICAM FORA DA LEI.
ENTRE AS NAÇÕES ESTÃO OS REMANESCENTES DE YAKOV, DEBAIXO DAS BÊNÇÃO DE YOSSEF E A EGÍPCIA, E OUTRAS COMBINAÇÕES GENÉTICAS MAIS ACENTUADAS E PERDIDAS NO TEMPO.
OS ACONTECIMENTOS QUE OCORRERAM ENTRE A PRIMEIRA E SEGUNDA GUERRAS MUNDIAIS, PERMITEM QUE SE AVALIEM AS PARTICIPAÇÕES DAS NAÇÕES EM DIRECÇÃO AO FUTURO GLOBALIZADO.
QUEM IMAGINARIA UM FUTURO GLOBALIZADO, INTERLIGADO, INTIMAMENTE INTERLIGADO NOS COSTUMES E USOS.
TUDO ISSO SE ENCONTRA NAS ENTRELINHAS DOS SALMOS, PRINCIPALMENTE.
TEHILIM 105: "SEMPRE GUARDAR OS ESTATUTOS E OBSERVAR OS ENSINAMENTOS", POIS DEUS OS SEGUIU PELOS DESERTOS E PELAS NAÇÕES, SEM QUE FOSSEM EXTINTOS PARA SEMPRE.
TEHILIM 150: ALEGRIAS E HALELUIAS DO FINAL FELIZ. SHALOM PARA TODOS!
Nenhum comentário:
Postar um comentário