MUITOS ALUNOS NÃO GOSTAM DE ESTUDAR A QUÍMICA PORQUE, COMO DIZEM, NÃO SABEM NEM POR ONDE COMEÇAR.
É VERDADE QUE A QUÍMICA TEM MUITAS COMBINAÇÕES ENTRE ÁTOMOS PARA COMPOR MOLÉCULAS SIMPLES, OU/ E GRANDES COMPLEXOS, MAS TODOS CONDUZEM MENSAGENS DE ACORDO COM OS MOVIMENTOS E FUNÇÕES QUE SÃO EXIGIDOS DELAS NO GRANDE PERCURSO UNIVERSAL, PELO ESPAÇO, COMO ESTEREOQUÍMICA.
NO ENSINO ACTUAL ELAS SE MOSTRAM MAIS COMO ESTRUTURAS GEOMÉTRICAS, CORES, LIGAÇÕES DIVERSAS E MUITA NOMENCLATURA INTERNACIONAL, POR LITERATURA QUE DITA A UNIVERSALIDADE DAS CIÊNCIAS, UNIFICANDO A LINGUAGEM, QUE PERMITEM IDENTIFICAÇÃO E CONHECIMENTO.
A QUÍMICA SE TORNA INTERESSANTE PORQUE NADA É POSSÍVEL ENTENDER SE NÃO SE BUSCA A MICRO ESTRUTURA EM MICRO PROCESSOS.
A IDENTIFICAÇÃO DE GRUPOS INTRA MOLECULAR, OS PONTOS EM QUE A MOLÉCULA SE DEIXA MODIFICAR, A FRAGILIDADE DE UMA LIGAÇÃO EM RELAÇÃO ÀS OUTRAS, FAZ COM QUE O PESQUISADOR SEJA MAIS METICULOSO NO TRABALHO DE LABORATÓRIO.
DAÍ O ALUNO ESTAR CONSCIENTE DE QUE DEVE TER ALGUMAS HABILIDADES PARA SE TORNAR CONHECEDOR DO ASSUNTO.
E O QUE É MAIS INTERESSANTE É QUE A QUÍMICA E A ESTRUTURADA MATÉRIA FORMAM ESSE IMENSO UNIVERSO E SUAS LEIS.

IMPRESSIONA A QUÍMICA DA VIDA NOS VEGETAIS, ANIMAIS, E NA MATÉRIA DO MINÉRIO.
A VIDA TEM ÁTOMOS DE PEQUENOS NÚMEROS ATÓMICOS E O MEIO ENTRA COM METAIS E SEMI METAIS DE ALTOS NÚMEROS ATÓMICOS.
OS ÁTOMOS DAS BASES DA VIDA NO ÁCIDO DESOXIRIBONUCLEICO, DNA, PURINAS E PIRIMIDINAS SE LIGAM POR PONTES DE HIDROGÉNIO ENTRE ÁTOMOS COMO OXIGÉNIO, QUE FAVORECE AS "QUEIMAS", E UM GRANDE FESTIVAL DE QUEBRAS E FORMAÇÕES DE NOVAS MOLÉCULAS FAZEM PARTE E TOTALIZA UM REACÇÃO QUÍMICA, ONDE ELAS "VIAJAM" POR DIRECÇÕES PERMITIDAS E SÃO PROIBIDAS DE PERCORREREM OUTRAS CAMINHOS, PELA PRESENÇA DE ÁTOMOS QUE CONTROLAM OS PERCURSOS, NOS PROCESSOS DE CONTROLE DE VELOCIDADES.

O ELÉCTRON DO HIDROGÉNIO PASSEIA PELOS ORBITAIS DISPONIVEIS DO NITROGÉNIO, AMBOS COM POUCOS ELECTRONS EM NÚMEROS 1 E 7.
O ALUNO DE QUÍMICA PRECISA DA "CONVERSINHA"EM QUE PODE "SENTIR" O QUE SE PASSA COM A REACÇÃO QUÍMICA, ANTES DE TENTAR MEMORIZAR AS LEIS BÁSICAS QUE OBRIGAM A FORMAÇÃO DOS PRODUTOS.
ESSE "SENTIR" CAI NO CAMPO DAS COMPARAÇÕES ENTRE O QUE ACONTECE ENTRE ELAS MESMAS, UMA ESTRUTURA E OUTRA, UMA REACÇÃO E OUTRA.
MUITOS GASES SÃO PRODUZIDOS NOS PROCESSOS VITAIS.
TEMOS LIBERAÇÃO DE DIÓXIDO DE CARBONO, GASES SULFRÍDRICOS, ÍONS FOSFORADOS, MOLÉCULAS INERTES DE NITROGÉNIO GASOSO, OXIGÉNIO MOLECULAR, E ÁGUA, MUITA ÁGUA.
TODOS PRESENTES PARTICIPAM DA HISTÓRIA DA VIDA, CONTAM A ACÇÃO DE UMA VIDA SOBRE AS OUTRAS, AJUDANDO OU DESTRUINDO, COMPONDO E DECOMPONDO, SÍNTESES E ANÁLISES.
TODOS PRESENTES PARTICIPAM DA HISTÓRIA DA VIDA, CONTAM A ACÇÃO DE UMA VIDA SOBRE AS OUTRAS, AJUDANDO OU DESTRUINDO, COMPONDO E DECOMPONDO, SÍNTESES E ANÁLISES.
A GRANDE VIDA DIANTE DO TRONO DO CRIADOR DE VIDAS!

O ALUNO OLHA PARA O ESPECTACULAR POLÍMERO DA VIDA, COM MUITAS UNIDADES MONOMÉRICAS NA CADEIA PRINCIPAL, E SE IMPRESSIONA, "VÊ" COMO SE MOVIMENTAM SEM A PRESENÇA DE "SUPER METAIS DE TRANSIÇÃO E SEUS MAGNÍFICOS ORBITAIS D E F, QUE SE HIBRIDIZAM FÁCIL NAS ESTABILIZAÇÕES COMPLEXAS.
AQUI NÃO TEM NADA DISSO MAS PODERIA TER!
PORQUE TAL NÃO ACONTECE, "NAS PROIBIÇÕES", SE CRIAM CRIAM OS ELOS DA APRENDIZAGEM E DA MEMORIZAÇÃO, PELO ENTENDIMENTO MAIS LÓGICO.
A LÓGICA DA VIDA É UMA LÓGICA DE EXUBERÂNCIA, DO MAGNIFICO DA CRIAÇÃO.
A LÓGICA É EXIGIDA PARA TODOS OS HABITANTES DO UNIVERSO, PARA TEREM ARGUMENTOS NECESSÁRIOS A MANUTENÇÃO E DEFESA DA VIDA, RESPEITO POR OUTRAS VIDAS E ZELO PELO AMBIENTE.
A LÓGICA É EXIGIDA PARA TODOS OS HABITANTES DO UNIVERSO, PARA TEREM ARGUMENTOS NECESSÁRIOS A MANUTENÇÃO E DEFESA DA VIDA, RESPEITO POR OUTRAS VIDAS E ZELO PELO AMBIENTE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário