segunda-feira, 10 de maio de 2010

O MUNDO DA HARMONIA- NOTAS MUSICAIS.

DIA 10 DE MAIO.

IMAGINE UM NOVO PROGRAMA ESCOLAR EM QUE A APRENDIZ AGEM INICIA NOS QUATRO ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO.

ACTUALMENTE A CRIANCINHA QUE CHEGA NA ESCOLA JÁ SABE CLICAR COMPUTADOR E ATÉ TEM ORKUT.

SIGNIFICA QUE TEM INTELIGÊNCIA DESENVOLVIDA PARA PEDIR MAIS DETALHES DO ENSINO BÁSICO.

O ENSINO BÁSICO DEVE SER HARMÓNICO, E O PROFESSOR PODE E DEVE UTILIZAR AS SETE NOTAS MUSICAIS, AS SETE CORES, OS SETE PLANETAS, OS SETE PERÍODOS DA TABELA PERIÓDICA, AS SETE CLAVES....PARA CONDUZIR A ORDEM DE ENSINO.

NO FIM DA QUARTA SÉRIE ELE OUVIU FALAR DE UM ÁTOMO BOBO, SEM SETE REFERÊNCIAS.

NO FIM DO SEGUNDO GRAU O JOVEM OUVIU FALAR DE FÓRMULAS SIMPLIFICADAS BOBAS, E DESCONHECEM O PODER LOGARÍTMICO DAS MEDIDAS NOS ÁTOMOS, COMO A MASSA TEM CONTAGEM FEITO FAMÍLIAS DE ÁTOMOS E DE PESSOAS.

O ENSINO FUNDAMENTAL NECESSITA DE ORDEM.

O ALUNO PODE OLHAR PARA TRÁS E DIZER:
-SEI COMO TUDO ACONTECE!
POSSO ENSINAR AO MEU FILHO, LÁ NA FRENTE, PORQUE REALMENTE APRENDI ALGO NA ESCOLA!





VEJA A MÁGICA DELICIOSA DA DANÇA.
O CÉREBRO SABE HARMONIZAR, TEM PODER DE HARMONIZAR O SOM QUE OUVE COM OS MOVIMENTOS E A VELOCIDADE.
A CRIANÇA E O ADULTO GOSTAM DE DANÇAR.
COLOCAR OS MEMBROS DO CORPO HUMANO EM ACORDO COM A FREQUÊNCIA SONORA DA MÚSICA QUE OUVE, EM BATIDAS E BALANÇOS.

CADA MÚSICA TEM SUA FREQUÊNCIA PARA SETE SÍMBOLOS:
UMA BATIDA
DUAS BATIDAS
QUATRO BATIDAS
OITO BATIDAS
DEZASSEIS BATIDAS....
...COMO O FILHO QUE TEM DOIS PAIS
QUATRO AVÓS
OITO BISAVÓS...DE CADA LADO.
...COMO A MASSA DENTRO DAS CÉLULAS DOS CRISTAIS...
O INVENTOR DA ESCALA DE LOGARITMO, UM BELO DIA, FICOU ZANGADO E DISSE:
-VAMOS COLOCAR NÍVEIS NESSAS BATIDAS.
EXISTE AQUELE RESUMO DA MATEMÁTICA CHAMADO DE "TRIÂNGULO DE PASCAL"...
O ALUNO DE ENSINO FUNDAMENTAL NÃO SABE SOBRE PASCAL, E NEM AS RAZÕES DELE...
ENTÃO É AÍ QUE VOU DEFENDER MINHA ESCALA DE LOGARITMOS, DISSE NEPER:
CONTE DE DOIS EM DOIS...É UMA FREQUÊNCIA:
1..2..4..6..8..10..12..14..16
FAÇA CRESCER COMO FAMÍLIA, QUALQUER FAMÍLIA...ATÉ DE BACTÉRIAS:
1..2..4..8..16...32..64..128..256
EM VEZ DE CONTAR DOIS A DOIS, TENHO PRESSA, A CRIANÇA DEVE CONTAR COM OS NÚMEROS _FAMÍLIAS:
ABAIXO DO UM ESTÁ 1
ABAIXO DO DOIS ESTÁ 2
ABAIXO DO QUATRO ESTÁ 4
ABAIXO DO SEIS ESTÁ 8
ABAIXO DO 8 ESTÁ 16
ABAIXO DO 10 ESTÁ 32
ABAIXO DO 12 ESTÁ 64
ABAIXO DO 14 ESTÁ 128
ABAIXO DO 16 ESTÁ 256....
OS FENÓMENOS CRESCEM NESSA FORMA EM DIRECÇÃO AO ESPAÇO.
NÃO DEVO MAIS USAR O METRO PORQUE É MUITO PEQUENO, PARA AS EVOLUÇÕES ESPACIAIS.
ENTÃO USO ESSE LOGARITMO QUE NEPER INVENTOU....ADAPTOU!
O AVIÃO SOBE ÀS ALTURAS...USO LOGARITMOS FAMILIARES.
OS NÚMEROS EM DEZENAS E CENTENAS SÃO POUCOS, PEQUENOS, PARA ISSO.
ENTÃO USO EXPOENTES...PEQUENOS NÚMEROS NO LADO DIREITO DO NÚMERO PARA AVISAR QUE ESTAMOS MEDINDO EM DIRECÇÃO AO ESPAÇO, OU PARA BAIXO, MUITO PARA BAIXO.
AQUI ESTÃO SETE SÍMBOLOS, FREQUÊNCIA DE MÚSICA, EM ORDEM SOBRE LINHAS E ESPAÇOS.
A GARGANTA HUMANA EMITE O SOM DELAS E SENTE A DIFERENÇA DE VIBRAÇÃO DE BATIDA NAS CORDAS VOCAIS.
PODE REPRODUZIR NO TECLADO.
OU NO VIOLÃO, VIOLINO E OUTROS INSTRUMENTOS. MAS CONTINUA SENDO UMA MÁGICA DE HARMONIA E BELEZA.
PARA INDICAR EM QUE NOTA_SOM AS SETE PRÓXIMAS NOTAS SERÃO COLOCADAS EM SEQUÊNCIA_SÉRIE, COLOCO UM SÍMBOLO_CLAVE. CLARO QUE SÃO SETE CLAVES.
A CLAVE DE SOL, QUINTA NOTA ENTRE SETE, NA FIGURA ABAIXO. TEM ESSE "&", DESDE CENTENAS DE ANOS. MAIS POPULAR, COMUM ENTRE AS SETE.
QUANDO MUDA A CLAVE MUDA O NOME DO SÍMBOLO_NOTA, NO MESMO LUGAR.
CLAVE DE DÓ CHAMA DÓ DE RÉ.
SIGNIFICA QUE ALGUMAS MODIFICAÇÕES NOS SONS BÁSICOS PODEM ACONTECER,
ISTO PORQUE ESTÁ PERMITIDO NAS LEIS DAS POSSIBILIDADES E ARRANJOS DE CONFIGURAÇÃO SONORA, TUDO DENTRO DO "RESUMO DE PASCAL".
EM CINCO LINHAS E QUATRO ESPAÇOS POSSO ESPALHAR DOZE NOTAS, QUE ANTES ERAM SETE, MAS USEI BEM MEU DESENHO DE EXPRESSÃO, A PAUTA MUSICAL, EM DEGRAUS, JÁ PENSANDO EM COLOCÁ-LAS, DEPOIS, NA ESCALA DO TEMPO.
DEPOIS DO ÚLTIMO RÉ COLOCO MI, FÁ, SOL.
ALGUÉM PODE ACHAR A MÚSICA DIFÍCIL DE APRENDER. MAS PODE APRENDER.
RUIM É PENSAR QUE ESTÁ APRENDENDO E NÃO ESTÁ APRENDENDO NADA.



EM QUATRO VIBRA RÁPIDO, TEM 3 NÓS.
EM 3 É MAIS LENTO, TEM 2 NÓS.
EM 2 É MUITO MAIS LENTO, TEM 1 NÓ.
EM 1 NÃO TEM NÓ, A CORDA ESTÁ COMPLETA, LIVRE, SOLTA. É FUNDAMENTA, BÁSICA.
OS NÓS SÃO PRESSÕES DE RAPIDEZ, ACELERAÇÃO.



A PRESSÃO PARA PRODUZIR NÓS, FAZ SURGIR A COR.
SETE DIFERENTES CORES DO ARCO-ÍRIS CELESTE DAS ÁGUAS.
O ALUNO DO SEGUNDO GRAU DEVERIA PRATICAR EXERCÍCIOS SOBRE O MOVIMENTO DOS SETE PLANETAS NESSAS POSIÇÕES....NESSAS CORES.
A DISTRIBUIÇÃO DOS ELECTRONS, EM SETE CORES.
A COR DAS CHAMAS DOS SÓLIDOS EM SETE CORES.
ESQUECER QUESTÕES DE ESCOLHAS DAS PROVAS DE CONCURSOS.

ESSA É A ORDEM DAS LEIS FÍSICAS, LEIS DA CRIAÇÃO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário