segunda-feira, 24 de maio de 2010

A BELEZA E SABEDORIA DOS JOGOS..


DIA 24 DE MAIO.
A BELEZA E A SABEDORIA DOS JOGOS É PREJUDICADA PELO MAU EMPREGO DESSA ARTE, POR PARTE DAQUELES QUE SE VICIAM NO JOGO, E OUTROS QUE SE BENEFICIAM DA DELICADEZA DESSE ASPECTO, EVIDENCIANDO O VALOR ECONÓMICO, MUITAS VEZES, NA MAIORIA DELAS, COM TRAPAÇAS.
OS ESTUDIOSOS DA DISCIPLINA FÍSICA, COLOCAM RETALHOS DESSA ACTIVIDADE, EM ALGUNS EXERCÍCIOS, PARA EXERCITAR AS MENTES DE CURIOSOS INICIANTES, MAS NÃO CLASSIFICAM OS ASPECTOS DIDÁCTICOS DESSA CIÊNCIA.
OUTROS RELIGIOSOS NÃO PODEM NEM OLHAR PARA SUAS FIGURAS, ALEGANDO COISA MALIGNA.
MALIGNO A PARTE, PRECISAMOS ESCUTAR AS PEDRAS E ESSAS CARTAS FIGURADAS E NUMERADAS, QUE DESEMPENHAM SUAS FUNÇÕES ATRAVÉS DOS SÉCULOS, DESDE ANTES DA ÉPOCA EM QUE A TV E OS GAMES ELECTRÓNICOS DE BATALHAS PARECIDAS COM REALIDADE TECNOLÓGICA E POLÍTICA, DO DIA A DIA, E QUE NÃO SE ENCONTRAVAM DISPONÍVEIS, NEM EM FORMA DE FICÇÃO CIENTÍFICA.
MAS O ESTUDO DOS JOGOS TORNA-SE COMPLEXO, EM PRINCÍPIO, QUANDO SE DESCONHECE A LINHA DE RACIOCÍNIO QUE DEVE SER SEGUIDA.
O PENSADOR NO JOGO DE XADREZ, RACIOCINA SOBRE A PRÓXIMA JOGADA DO ADVERSÁRIO, ENSAIANDO SUAS INÚMERAS CHANCES DE GANHOS, SOBRE O PARCEIRO QUE ENSAIA COLOCAR A PEDRA_FIGURA, DE PESO ESPECÍFICO, EM PODER DE DECISÃO, SOBRE AS VIDAS, DOS DOIS JOGADORES E DAS OUTRAS PEDRAS DO JOGO, PARTE ATIVA NA PEÇA QUE CONTA UMA HISTÓRIA DE VENCEDOR E PERDEDOR.
QUEM VAI CHEGAR PRÓXIMO DO REI E DA RAINHA!
TODA ESSA FESTA DESENHADA SOBRE UM QUADRADO PAR, OITO POR OITO, CRESCENDO EM EXPONENCIAIS.
NÃO É QUALQUER PESSOA QUE SE VICIA NOS JOGOS.
É NECESSÁRIO QUE SEJA PERSPICAZ, RACIOCÍNIO RÁPIDO E CONHECEDOR DE CHANCES E POSSIBILIDADES, ASPECTOS DOS NÚMEROS ENVOLVIDOS, QUE SE APRESENTAM COMO SURPRESAS E ARMADILHAS, PREPARADAS PELA OPORTUNIDADE E CONDUÇÃO DA TÉCNICA.
ELAS SÃO DESENHADAS, PINTADAS E ANIMADAS, PELAS CABEÇAS DOS DESAFIANTES, FRENTE A FRENTE.
NA FIGURA ACIMA TEMOS A INFORMAÇÃO DE QUE PODEMOS COLOCAR AS CARTAS EM CÍRCULOS, SUBMETENDO A TODAS AS LEIS DO GALGAL, GIROS, E O COMPORTAMENTO DELAS, NAS MUDANÇAS DE ÂNGULOS A ÂNGULOS, COMO AS LETRAS E AS FORÇAS DA NATUREZA.

E AS BELAS CARTAS DO BARALHO MAIS CONHECIDOS!
AQUI SÃO 52 CARTAS, EM 13 CARTAS PARA 4 NAIPES, CARTAS COM IDEIAS PRÓPRIAS, DE AMOR, RIQUEZA E BATALHA, EM ESPADAS E PAUS.
NESSE BARALHO ESTÃO ENVOLVIDAS AS 52 SEMANAS DO MOVIMENTO DE ROTAÇÃO DA TERRA, SOBRE SI, RELACIONADAS COM AS TECLAS BRANCAS, DO PIANO CLÁSSICO, E AS POSSIBILIDADES DE OITAVAS E CLAVES DIVERSAS.
TEMOS QUE INTERLIGAR AS RAZÕES, A MOTIVAÇÃO DE QUEM PREPAROU ESSAS MARAVILHAS, PORQUE NÃO SURGIRAM DA IGNORÂNCIA DE DESOCUPADOS, NEM DA ILEGALIDADE DOS QUE QUEREM VANTAGENS.
O BARALHO DE TARÔ, POR VOLTA DE 1500, NA FRANÇA, ERA DOMÍNIO DO GOVERNO PÚBLICO E OFICIAL.

E MELHOR, DESCOBRIR QUE SÃO 22 CARTAS, COMO 22 LETRAS DO ALFABETO HEBRAICO.
E PARA QUEM PESQUISA, VAI DESCOBRIR UMA LINHA DE IDEIAS INTERESSANTES, NAS PRIMEIRAS CARTAS COM ALEF, VAV, YOD....TAV, E NAS DEMAIS ADICIONADAS ENQUANTO ELAS VIAJAVAM PELOS HEMISFÉRIOS, CONTEXTUALIZANDO.
NESSA VARIEDADE DE JOGOS, COMO NAS PEDRAS DO DOMINÓ, SE RESSALTAM AS LEIS FÍSICAS E SEUS EFEITOS.
CADA JOGO É UMA CAIXA DE ALEGRIAS, ENTRETENIMENTO SAUDÁVEL, E DESAFIOS PARA QUEM QUER DESVENDAR OS MISTÉRIOS DAS POSSIBILIDADES DO CRIADOR.
O CRIADOR DOS JOGOS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário