

QUANTA ENERGIA ESTÁ ESCONDIDA NESSE MOINHO, QUE SERIA APROVEITADA E OFERECIDA A MUITOS CIDADÃOS QUE TERIAM SEUS SERVIÇOS DIÁRIOS MAIS RAPIDAMENTE REALIZADOS COM AJUDA DE MOTORES EM MOVIMENTO, INDICADOS POR ALGUÉM COM COMPETÊNCIA!
DESSA FORMA O PROFESSOR PLANEIA AS FACILIDADES DE APRENDIZ AGEM COM EXEMPLOS BEM COLOCADOS, BEM DEFINIDOS PARA SITUAÇÕES ÚNICAS, PRODUTORAS DE RIQUEZAS E BENS MATERIAIS.
MA FIGURA ACIMA TEMOS UM CONJUNTO DE DEGRAUS, COMO PRETENDEM EXPOR OS FÍSICOS E MATEMÁTICOS.
CADA DEGRAU UMA NOTA MUSICAL DIFERENTE FREQUÊNCIA DE VIBRAÇÃO, DE MOVIMENTOS VIBRACIONAIS.
SERIA FÁCIL DOMINAR O ASSUNTO SE DESDE CEDO O ESTUDANTE SOUBESSE RELACIONAR OS DEGRAUS COM VELOCIDADE CIRCULAR, ACOMPANHANDO AS ESCALAS CRESCENTES E DECRESCENTES HARMÓNICAS, DENTRO DA CIRCUNFERÊNCIA QUE CONTÉM TODOS OS DEGRAUS, OS GRAUS DE ZERO A PI, E OUTROS QUADRANTES, NA RELAÇÃO DE SENO E CO SENO DE CADA ÂNGULO DESSE CÍRCULO.
QUE BOM SE NA ENTRADA DA SALA DE AULA EXISTISSE ALGUNS AVISOS SOBRE INFORMAÇÕES BÁSICAS DO TIPO:
"QUANTO MAIS VELOZ O CORPO OU MOTOR, MENOR É O SEGMENTO QUE CONTORNA O CÍRCULO, EM PEQUENOS E MENORES SEGMENTOS DE RECTAS, FORMANDO POLIEDROS DE MUITAS DIVISÕES; E DENTRO DA CIRCUNFERÊNCIA MUITOS PEQUENOS ÂNGULOS DESDE O CENTRO ATÉ A PERIFERIA DA RODA, SATISFAZENDO ESSA PROPRIEDADE".
PARA ENTENDER MELHOR, O PROFESSOR DEVERIA MOSTRAR AQUELE CLÁSSICO PROBLEMA DE DOIS CARROS QUE SAEM DE DUAS ESTAÇÕES DIFERENTES E QUE SE CRUZAM EM UM PONTO DA ESTRADA, SEGUNDO AS VELOCIDADES DE CADA MÓVEL SOBRE A MESMA ESTRADA.
DIFÍCIL EXPLICAR PRO ALUNO QUE TODO ESSE PROCESSO PODE SER ENQUADRADO NO CÍRCULO DO TEMPO, COMO MÚSICA EM COMPASSO, EM QUE CADA UM TEM UM ÂNGULO SEGUNDO A DIVISÃO QUE FAZEM NO PONTO DO RAIO UM E DOIS, DO CENTRO PARA PERIFERIA, RAIOS MENORES PARA MAIORES.
O ALUNO PEDE QUE FALE MAIS SOBRE ESSAS RELAÇÕES EXTRAS, FICANDO TÍMIDOS EM SEUS LUGARES, QUANDO O PROFESSOR PENSA QUE A FORMA COMO FALA É SUFICIENTE PARA SE FAZER ENTENDER SOBRE FREQUÊNCIA E VELOCIDADE ANGULAR. É FICAR PELO CAMINHO SEM A DIAGONAL DO QUADRADO FORMADO PELOS NÚMEROS ENVOLVIDOS É MUITO NORMAL NESSA PARTE DAS LEIS CÓSMICAS, ESCONDIDAS NAS MATRIZES E DETERMINANTES DO CURRICULO.
O USO DO CÍRCULO PARA QUALQUER EVENTO, COMO VELOCIDADE E ACELERAÇÃO, EXIGE O CÍRCULO DO TEMPO:
SE O MÓVEL DIVIDE O CÍRCULO DOS SESSENTA MINUTOS EM CINCO PARTES, OITO PARTES, DOZE PARTES OU OUTRA DIVISÃO, SEGUNDO A VELOCIDADE DELE, A FREQUÊNCIA DO DESLOCAMENTO DELE.
OU SE DIVIDE O CÍRCULO DA HORA NA MESMA FORMA.
OU O CÍRCULO DOS SEGUNDOS EM SETE, OITO, NOVE OU DEZ PARTES, E ESSAS PARTES SÃO REPRESENTADAS NA EQUAÇÃO DA RECTA PARA TEMPO.
O TEMA DOS VECTORES QUEREM EXPLICAR ESSA MATÉRIA, MAS FALTA DIDÁCTICA SUFICIENTE PARA QUEM ESTÁ CHEGANDO PARA APRENDER O MANEJO COM ÂNGULOS, SENOS E CO SENOS,ESSAS FORMAS TRIGONOMETRICAS MUITO TEÓRICAS, COMO SE NÃO FOSSEM TÃO IMPORTANTES COMO O SÃO.
CERTA VEZ ENCONTREI NUM PAÍS DO ORIENTE MÉDIO, QUE VISITEI, UM PROBLEMA DE CURSINHO DE VERÃO PARA VESTIBULAR, EM QUE O ALUNO FAZIA UM GRANDE MALABARISMO PARA ARMAR A EQUAÇÃO PARA DOIS ÔNIBUS QUE SAIAM DE DUAS ESTAÇÕES DIFERENTES, EM MINUTOS DIFERENTES, DUAS CIDADES A 160 KM DE DISTÂNCIA, AMBOS OS ÔNIBUS EM SENTIDOS CONTRÁRIOS, CLARO.
A EQUAÇÃO TEMPO VERSUS VELOCIDADE, TORNOU-SE:
2
15 X - 2X - 64 = 0 EQUAÇÃO DA RETA ENVOLVENDO O TEMPO
PORQUE:
DISTÂNCIA TEMPO VELOCIDADE
ÔNIBUS A 160 X 160/X:
ÔNIBUS B 160 X - 2/15 160/X - 2/15
VAMOS ENTENDER A DIVISÃO DO CÍRCULO DE SEGUNDOS, EM 15 PARTES DE 4 MINUTOS.
FOI DADO DO PROBLEMA QUE O ÔNIBUS A SAIU ÀS OITO DA MANHÃ, PORTANTO 60 SEGUNDOS DIVIDIDO POR 15, PEGANDO DUAS PARTES DA DIVISÃO, 2/15 OU OITO MINUTOS.
O ÔNIBUS B SAIU OITO E DEZ MINUTOS, VELOCIDADE 5 MINUTOS MAIS RÁPIDO.
ASSIM,
160/X - 2/15 = 160/X + 5 TUDO DIVIDIDO POR 5:
32/ X - 2/15 = 32/X + 1 DIVIDIDO POR X(X - 2/15)
= A EQUAÇÃO ACIMA.
ESSE JOGO DE FRAÇÃO DE HORAS NÃO É BEM EXERCITADO EM LUGAR NENHUM DO MUNDO, PARA ADOLESCENTES ESTUDANTES.
MOSTRAMOS ESSA FACETA DAS FRAÇÕES DE TEMPO,PORQUE É IMPORTANTE NA UNIFICAÇÃO DO ENSINO, TRAZENDO A BASE EXPONENCIAL E LOGARITMICA MAIS PRÓXIMO DA COMPREENSÃO.
O VALOR DE X É 4 . 64/30 = 2 . 2/15
PARA O SEGUNDO ÔNIBUS, OUTRO CÍRCULO ENVOLVENDO ACELERAÇÃO MAIOR, NOVA DIVISÃO DO TEMPO :
2 . 2/15 + 1/5 CÍRCULO SESSENTA MINUTOS DIVIDIDO POR CINCO IGUAL A 12 DIVISÕES OU 1/3 DE MINUTOSDE 60/3 OU 20 MINUTOS
EM 2 HORAS E VINTE MINUTOS O ÔNIBUS A E B ALCANÇAM A CIDADE, EXACTOS 10 HS E VINTE MINUTOS.
PODEMOS MOSTRAR QUE OS DOIS ÔNIBUS CRIAM DOIS ÂNGULOS, DENTRO DE UM TRIÂNGULO ISÓSCELES, CONTENDO DOIS ÂNGULOS RETOS, DE MODO A AJUDAR AO ALUNO NO EXERCÍCIO DE VELOCIDADE, FREQUÊNCIA E TRIGONOMETRIA, EXPRESSOS EM ÂNGULOS DE DIVISÃO DE CÍRCULO.
TEMOS QUE EXPLICAR A FORMAÇÃO DE TRIÂNGULOS, EM CADA SITUAÇÃO DE QUADRANTE E VELOCIDADES COM O TEMPO, DIVIDINDO CÍRCULOS DE MOVIMENTO, MANTENDO PROPORÇÕES E DIAGONAIS DE NÚMEROS REAIS, PARES E ÍMPARES, EM QUADRADOS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário