terça-feira, 10 de janeiro de 2012

ENSINO UNIFORME-BALANCEIRO DO RELÓGIO.

DIA 10 JANEIRO 2012, 15 TEVET 5772, REFERÊNCIA JERUSALÉM, LUA FASE CHEIA.

AMIGO DIÁRIO!

ESTAMOS SIMPLES ASSIM! SEM VERDANA E SEM FIGURAS, MAS VAMOS EM FRENTE, ATÉ TUDO MELHORAR.

MEU AMIGO, VOCÊ ME FALOU QUE ESTÁ PROCURANDO OBSERVAR MUITO MAIS OS TEXTOS, GRÁFICOS E INFORMAÇÕES DE AULAS, PARA ENCONTRAR A FACILIDADE DA APRENDIZAGEM UNIFORME! FICO FELIZ QUE VOCÊ ESTÁ ATENTO.

A GENTE FAZ COMO AQUELES QUE ESPERARAM PARA VER SUAS IDEIAS RACIONAIS NO DIA A DIA DA VIDA: "VAMOS FAZER LIBERDADE AINDA QUE SEJA TARDE....", "TODOS, BRANCOS E PRETOS DEVE DAR AS MÃOS....", "VAMOS APRENDER MAIS FÁCIL, TRADUZINDO A LINGUAGEM COMO AS BULAS DOS REMÉDIOS COMPLICADOS....".

HOJE EU ESTAVA OLHANDO A DIFICULDADE QUE O ALUNO TEM PARA "DETERMINAR O MOMENTO EM QUE OS PONTEIROS DO RELÓGIO SE ENCONTRAM, E QUANTAS VEZES ELES FAZEM EM 24 HORAS, E NOTEI QUE ALGUMAS EXPLICAÇÕES ESTÃO FORA DO ALCANCE DO GERAL: A RESPOSTA É COMPREENSÍVEL QUANDO EXISTE A BASE QUE JUSTIFICA OS MOVIMENTOS EM CADENCIA DO TEMPO.

ESTAMOS CONSCIENTES QUE O TEMPO NÃO É UM CANAL ÚNICO. TEM SUBDIVISÕES QUE SE ACUMULAM NO TEMPO DAS HORAS, DOS MINUTOS DOS SEGUNDOS, DAS SEMANAS, MESES ANOS E CICLOS.

QUANDO VOCÊ OLHA NO LIVRO DA FORMAÇÃO, YIETSIRÁH, VEMOS AS POSIÇÕES NO CÍRCULO DAS DIVISÕES DAS COMBINAÇÕES DAS LETRAS, EM ACORDO COM O PODER DO SOM.

QUANDO OLHAMOS A "SEMANA DE PESACH", EM 15 DE NISSAN, ALGUNS MESESS POSSUEM " MARCA"
DO ENCONTRO ENTRE SOL E LUA: DIA 15 É 9 DE AV, DIA 16 É 6 DE SIVAN, PENTECOSTES, DIA
17 É PRIMEIRO DO ANO DE OUTONO_INVERNO_PRIMAVERA,18 É 22 DE TISHREI,DIA 19 É O IOM KIPPUR, DIA 20 É FESTA DE PURIM DE ADAR 14. ISSO QUER DIZER QUE NADA PODE MUDAR EM 4 MIL, 5 MIL, 6 MIL ANOS E ASSIM POR DIANTE.

DE REPENTE CRIAMOS O RELÓGIO DE PULSO E OS PONTEIROS TAMBÉM DEVEM ESTAR DE ACORDO COM ESSAS INFORMAÇÕES MILENARES. CABEM TODAS AS INFORMAÇÕES DENTRO DE PEQUENOS CÍRCULOS.

JÁ É POSSÍVEL SABER PELOS MOVIMENTOS DE ROTAÇÃO E TRANSLAÇÃO, QUE OS CÍRCULOS DOS CORPOS MÓVEIS, E TODOS SOMOS, MOSTRAM A IDEIA DO CONJUNTO, QUANDO COMPÕEM O SISTEMA
SOLAR,E TODOS SÃO VISTOS EM CÍRCULOS EM NÍVEIS PARALELOS DE TAMANHOS DIFERENTES, PORQUE SEUS RAIOS, SEUS PESOS E SUAS VELOCIDADES MUDAM, UNS MAIS LENTOS E OUTROS MAIS RÁPIDOS, MAS SEMPRE EM ORDEM UNIVERSAL, E VÊNUS E MARTE "CUMPRIMENTAM" A TERRA QUANDO PASSAM PRÓXIMO DELA E SEGUEM SEUS CURSOS.

ALÉM DESSA ROTAÇÃO, CADA UM CRIA A CURVA DO ENCONTRO EM QUE AS ÓRBITAS SE ENTROSAM, NO AFÉLIO E ÉRIÉLIO DO SOL, E OS CÍRCULOS MUDAM A FIGURA QUE AGORA MOSTRA DOIS FOCOS DA LEI DE KEPLER.
MUITO BEM! E O QUE TEM ISSO COM OS PONTEIROS DO RELÓGIO? VOCÊ PERGUNTA!

PRECISAMOS DE "MAIS POESIA, MAIS AMOR, CONHECER PARA AMAR", NO ENSINO, SE ENVOLVER E ROLAR COM OS ASPECTOS DE ANÁLISE, PARA EVITAR MEMORIZAR FÓRMULAS! ODIAMOS MEMORIZAR FÓRMULAS PORQUE ELAS SÃO ESQUECÍVEIS!A MEMÓRIA DESCARTA FÁCIL!

VAMOS FICAR COM O MÉTODO MILENAR, QUE DURA PARA SEMPRE!

QUANDO VOCÊ COLOCA O ANO JUDAICO NO CÍRCULO, VOCÊ MARCA TRÊS PONTOS DE UM LADO DELE E QUATRO DO OUTRO, COMO NA CABALAH. O DETALHE IMPORTANTE É QUE VOCÊ DESENHA A LETRA "Y", PARA CIMA E PARA BAIXO, COMO A ESTRELA DO REI DAVID, DOIS TRIÂNGULOS EQUILATEROS INVERSOS.

OS CÍRCULOS DOS PONTEIROS DAS HORAS NÃO PODEM TER UM ÚNICO CÍRCULO PARA TRÊS TEMPOS DIFERENTES: LENTO, MAIS RÁPIDO E MUITO MAIS RÁPIDO.
APARECEM ÂNGULOS INEXPLICÁVEIS NO ENCONTRO DOS PONTEIROS DO RELÓGIO.

AS ENGRENAGENS QUE ACOMPANHAM OS MOVIMENTOS DELES PEDEM INTERVALOS DIFERENTES: ORA PAUSAS MAIS LONGAS E MAIS BREVES.

NUM TIPO DE RELÓGIO, A PRIMEIRA RODA TEM 20 DENTES E DEVE DAR 12 VOLTAS PARA AS HORAS,PEQUENO PONTEIRO DAS HORAS, COM TANTOS "DENTES".
O SEGUNDO PONTEIRO DEVE TER A METADE DE "DENTES" EM SUA RODA, ENQUANTO ESPERA A OUTRA MARCAÇÃO DE TEMPO DO PONTEIRO DOS MINUTOS QUE DEVE DAR 12 VOLTAS ALÉM DAS CINCO VOLTAS DO PEQUENO PONTEIRO; O TERCEIRO DEVE DAR 720 VOLTAS. TODOS SÃO MÚLTIMPLOS DAS CINCO VOLTAS DAS HORAS DE 20 "DENTES".
PORTANTO NA RELAÇÃO : 1, 1/2, 1/4, COMPONDO UMA SÉRIE GEOMÉTRICA QUE O ALUNO NUNCA COLOCA NO SEU RELÓGIO.

O TEMPO TAMBÉM É MARCADO EM SÉRIE COM COMPASSO E EINTERVALOS DE PAUSAS.

HORAS: 12 VOLTAS

MINUTOS: 12 X 5 = 60

SEGUNDOS EM DUAS ETAPAS:

1)12 X 60 = 720

2) 720 X 5 = 36OO

O CINCO CONTROLA O NÚMERO DE VOLTAS.

O "BALANCEIRO" OSCILA CINCO VEZES EM UM SEGUNDO, UMA METRA PARA A MENOR CONTAGEM DO TEMPO.

A BASE DA DIVISÃO DAS SEMANAS DE PESSACH APARECE NA DIVISÃO DO CÍRCULOS EM TRÊS ARCOS DE 120 GRAUS, COMO O "Y" DE DAVID.SÃO 360º DIVIDIDOS POR 3 = 120.

SÃO TRÊS PARTES DE 120.

CADA PARTE DE 120 ASSUME A FORMA DE UM CÍRCULO E POR ISSO DIVIDIMOS 120/24 HORAS = 5.

OUTRA PARTE DE 120 SE DIVIDE POR DOIS, 120/2 = 60.

E 120 DIVIDIDO POR QUATRO QUADRANTES PARA 9 HORAS a.m. e p.m, 3 horas a.m. e p.m,
seis horas a.m. e .m, 12 horas e 24 horas. não é simples assim.

quer dizer que, para a criança que termina os sete anos iniciais de ensino fundamental, ele jamais vai encontrar essa explicação em seu livro, mas encontra a questão clássica:

CALCULE o menor ângulo formado pelos ponteiros de hora 12 horas e 15 minutos, no relógio comum.
A RESPOSTA DEVERIA, DE CARA, SER UM ÂNGULO DE 90º, DIVIDINDO O CÍRCULO POR QUATRO, MAS NÃO É. A RESPOSTA É 30, COM O CÁLCULO "MUITO LOUCO" DE 1/12 x 360º = 30º.

MAS POR QUE ESSE CÁLCULO? EXISTEM MAIS EXPLICAÇÕES NESSE ESQUEMA COMO VIMOS O EFEITO DOS "DENTES EM ENGRENAGENS PARA INTERVALOS DE FREQUÊNCIAS DIVERSAS".

O CANAL DO TEMPO, ONDE VAMOS COLOCAR TODAS AS FUNÇÕES E SUAS VARIÁVEIS EM SÉRIES, DEVE SER MAIS VIGIADO PELO PROFESSOR E ALUNO UNIFORME.

SHALOM YERUSHALAIM, RETORNAREMOS COM NOSSOS TESTEMUNHOS, TEHILIM 122.

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